Zeekr 001 será um dos primeiros modelos da marca chinesa no Brasil. Foto: Divulgação/Zeekr.
O aguardado início das operações da Zeekr no Brasil já tem data marcada: o quarto trimestre de 2024. A fabricante global de veículos de luxo, que faz parte do grupo Geely, detentora de outras marcas, como Volvo e Lotus, promete oferecer ao mercado brasileiro carros elétricos de alta performance com design arrojado, tecnologia de ponta e segurança.
A Zeekr planeja abrir dez concessionárias nas principais capitais do país, com dois modelos: o sedã 001 e o SUV compacto X.
“A chegada da Zeekr ao Brasil é um marco importante para nossa indústria, pois estamos trazendo o que existe de melhor em termos de design, tecnologia avançada, sofisticação, performance e segurança”, afirmou Ronaldo Znidarsis, líder das operações no Brasil.
Fundada em março de 2021 e sediada em Zhejiang, na China, a Zeekr promete competir com marcas premium, como BMW, Porsche, Audi e Mercedes-Benz.
Detalhes dos carros
Os carros que a Zeekr colocará à disposição dos consumidores brasileiros são o sedã 001 e o SUV compacto X. Com os veículos de estreia, a empresa quer deixar a mensagem de uma abordagem inovadora para os clientes, oferecendo novos padrões de experiência em mobilidade.
Ainda não há muitas informações a respeito dos modelos que serão disponibilizados no Brasil, nem os preços que serão praticados no mercado brasileiro.
Globalmente, o Zeekr 001 tem duas versões: uma com motor elétrico traseiro de 422 cv de potência, e outra com tração integral, sendo 422 cv de potência no eixo traseiro e 367 cv de potência no dianteiro. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 3,3 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h. Além disso, a bateria de 95 kWh de capacidade gera uma autonomia de até 750 km, no ciclo chinês.
Já o SUV compacto X deve ter um preço mais acessível. A versão que deve chegar ao Brasil tem tração integral e 428 cv de potência. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,8 segundos, e a autonomia é de 446 km pelo ciclo WLTP (europeu). No entanto, a empresa ainda não confirma as características dos carros que serão oferecidos por aqui.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.