
Multinacional prepara seu lançamento no mercado europeu para 2027. Foto: Divulgação/Xiaomi
A Xiaomi inaugurou oficialmente seu primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento para carros elétricos fora da China, instalado em Munique, na Alemanha. Esse é um marco fundamental da estratégia da marca que busca avançar no mercado global de veículos elétricos, já preparando seu lançamento para o mercado europeu para 2027.
Localizado estrategicamente em um dos principais polos de engenharia e design automotivo da Europa, o centro de pesquisa se concentra em projetos de veículos de alto desempenho, desenvolvimento de tecnologia para veículos elétricos, inovação em design, foco no cliente e pesquisa avançada.
Essa expansão da rede fora do mercado chinês busca fortalecer a capacidade da empresa de fornecer veículos reconhecidos por seu desempenho, ao mesmo tempo em que garante que os produtos da Xiaomi estejam alinhados aos padrões globais de segurança e qualidade.

Talentos e inovação
O centro de Munique reunirá engenheiros, designers e pesquisadores para colaborar nos investimentos globais da marca ao mesmo tempo em que estabelecerá parcerias significativas entre setores para acelerar soluções de mobilidade inteligente e integração de ecossistemas, abordando, ao mesmo tempo, questões de infraestrutura e ética em inteligência artificial.
Em comunicado, a Xiaomi afirmou estar comprometida em investir no conjunto de talentos internacionais e que essa inauguração representa um passo significativo na missão da Xiaomi de se tornar líder global na nova era da mobilidade inteligente.
A ideia da marca é prosseguir com lançamentos bem-sucedidos realizados na China, como os do do Xiaomi SU7, Xiaomi SU7 Ultra e Xiaomi YU7 – esse último registrou 200 mil pedidos em apenas três minutos durante seu lançamento em junho.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.