
Nova estação de recarga da WEG tem 640 kW de potência. Divulgação/WEG.
A WEG apresentou uma estação de recarga com 640 kW de potência, capaz de carregar até quatro veículos elétricos simultaneamente. Desenvolvida e fabricada no Brasil, a Wemob Station High Power Charging (HPC) será comercializada globalmente, segundo a empresa.
A solução é constituída por dois totens e uma cabine de potência modular, e permite ajustar a potência por ponto de recarga de forma dinâmica, atingindo até 400 kW em incrementos de 30 kW, 40 kW, 60 kW ou 80 kW. Ou seja, a estação é capaz de gerenciar a potência de forma dinâmica, direcionando a energia de maneira eficiente para os veículos conectados.
“A Wemob Station HPC eleva os padrões de conveniência aos usuários e a eficiência aos operadores, acelerando a adoção de veículos elétricos”, afirma Carlos José Bastos Grillo, diretor superintendente de digital e sistemas na WEG.
Inovação tecnológica
Diferente das estações tradicionais, que geralmente integram os módulos de potência diretamente ao totem, a Wemob Station HPC agrupa esses módulos em blocos, em uma cabine centralizada. De acordo com a empresa, essa abordagem otimiza a entrega de energia, disponibilizando apenas a potência necessária para a recarga de cada veículo.
Além disso, eleva a segurança e a confiabilidade, pois a estação identifica e isola falhas de forma autônoma, garantindo a continuidade da operação com alta disponibilidade.
A estação também integra a tecnologia Wemob DynamicShare AI (Adaptive Intelligence), um algoritmo avançado que otimiza a distribuição de potência em tempo real para cada veículo.
Outra vantagem que pode ser explorada em todo o mundo é que o equipamento tem versatilidade e interface intuitiva, sendo configurável para os principais plugues de recarga globais, como CCS1, CCS2, NACS e CHAdeMO.
A conectividade também também chama a atenção, com opções via cabo Ethernet, Wi-Fi ou rede móvel LTE (Dual SIM), e suporte completo ao protocolo OCPP. O equipamento ainda oferece duas opções de tela de alto brilho (32″ e 15,6″), ambas com 3000 nits, garantindo excelente legibilidade mesmo sob luz solar direta.
Além disso, a estação oferece integração com sistemas de pagamento por cartão, tanto por contato quanto por aproximação. Isso inclui compatibilidade com carteiras digitais como Apple Pay e Google Pay, permitindo a cobrança direta no local, de forma rápida e segura, sem a necessidade de cadastros ou identificação prévia, o que simplifica a experiência do usuário na recarga.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.