Canal VE

22 de janeiro de 2025

WEG fornecerá sistema gerador elétrico para híbrido flex da Lecar

Lecar Model 459, o primeiro carro elétrico produzido por uma empresa brasileira

A empresa deve ser ativa não somente na fabricação de VEs, mas também no desenvolvimento do setor no Brasil. Foto: Divulgação/Lecar

A Lecar e a WEG assinaram um memorando de entendimento que prevê o desenvolvimento e fornecimento de geradores e inversores elétricos, o que permitirá o desenvolvimento em larga escala de veículos híbridos da nova montadora brasileira, a partir de 2026.

A tecnologia do sistema gerador para o Range Extender, agregado adicional que aumenta a autonomia do veículo elétrico, integra a sustentabilidade do veículo elétrico com a autonomia e flexibilidade do motor a combustão flex, visando contribuir para a neutralidade de carbono.

Com a assinatura do MOU, as empresas avançam para a próxima etapa, que será a finalização de um contrato definitivo de fornecimento e desenvolvimento. A previsão é que o primeiro modelo Lecar, o sedã 459, esteja disponível para os consumidores brasileiros, já no próximo ano.

“Estamos muito felizes com a assinatura do memorando de entendimento (MOU) com a WEG. Essa parceria possibilita o desenvolvimento do nosso veículo híbrido flex, através de uma tecnologia única no mercado que combina motor a combustão flex com motor elétrico e gerador WEG”, afirmou Flávio Figueiredo de Assis, CEO da Lecar.

“A WEG está entusiasmada em iniciar com a Lecar e Horse o desenvolvimento e fornecimento de componentes de alto desempenho elétrico para o primeiro veículo híbrido flex nacional, contribuindo para um futuro mais sustentável”, celebrou Carlos Grillo, diretor superintendente da WEG Digital & Sistemas.

 

Lecar Model 459

O novo Lecar Model 459 será equipado com dois sistemas motorizados, sendo um deles um motor 1.0 turboflex de três cilindros, de origem Horse, que atuará exclusivamente como gerador. Este motor entregará 122 cv e 22,4 kgfm de torque. No eixo traseiro, estará instalado um motor elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm de torque.

O conjunto de motores permitirá que o sedã acelere de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 18,4 kWh, que garante até 100 km de autonomia no modo elétrico. A autonomia total do veículo é de até 1.000 km, de acordo com informações divulgadas pela Lecar.

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