
China e a Europa estão em maior avanço na eletrificação das frotas. Foto: Freepik
As vendas globais de veículos elétricos (VEs) e híbridos plug-in chegaram a 9,1 milhões de unidades nos primeiros seis meses de 2025, registrando um crescimento de 24% em comparação ao mesmo período de 2024. Os dados são da consultoria britânica Rho Motion, especializada em estudos de veículos elétricos.
Os números deste primeiro semestre mostram que a China e a Europa estão em maior avanço em termos de transição energética da mobilidade. Só na China, líder global em vendas, foram vendidos 5,5 milhões de unidades, apresentando um aumento de 32% em relação a 2024 naquele país. Na Europa, o aumento expressivo foi de 26%, com 2 milhões de veículos vendidos.
De acordo com o gerente de dados de movimento da Rho Motion, Charles Lester, a China é líder já que mais de um em cada dois veículos elétricos vendidos no mundo são comprados no país. “E cerca de metade dos carros novos adquiridos na China são elétricos. Apesar de algum nervosismo em relação aos subsídios, esperamos que essa forte tendência de vendas de veículos elétricos continue ao longo do ano”, diz
A expectativa é que até dezembro, mais de 20 milhões de veículos eletrificados sejam vendidos em todo o mundo, consolidando um crescimento anual de 18% em relação ao ano anterior.
China impulsiona o mercado
O mercado chinês cresceu 32% no acumulado do ano nos primeiros seis meses do ano e 28% em relação ao ano anterior. A consulta relata que o mercado chinês pode apresentar quebra de subsídios de algumas cidades no primeiro semestre do ano, gerando expectativas de desaceleração no mercado chinês.
Apesar disso, há previsão de mais financiamento para serem disponibilizados no segundo semestre, permitindo que as vendas de veículos elétricos continuem a crescer no país. “Ainda esperamos que o mercado chinês apresente forte crescimento nos últimos meses de 2025”, diz.
Europa também cresce
A Europa comercializou 2 milhões de veículos elétricos a bateria (BEV), um crescimento de 26% ano a ano. Países como Espanha (alta de 85%), Alemanha (+40%) e Reino Unido (+32%) puxaram o ritmo, enquanto a França teve queda de 13% após cortes de subsídios.
As vendas foram impulsionadas pelo aumento de veículos de segmento pequeno disponíveis no mercado europeu, como o Renault 4 e o Renault 5.
As vendas de veículos híbridos plug-in (PHEV) cresceram 27%, com muitos fabricantes chineses vendo isso como uma maneira de contornar as tarifas europeias sobre BEVs.
América do Norte desacelera
Na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), as vendas somaram 900 mil unidades — uma expansão de apenas 3% no semestre, contrastando com o ritmo global. O mercado canadense registrou queda de 23%, enquanto o mercado mexicano, alta de 20%. Já o mercado americano cresceu 6%.
A Rho Motion atribui essa desaceleração na eletrificação das frotas norte-americanas devido a incertezas políticas sobre incentivos fiscais, dúvidas dos consumidores e desafios na expansão da infraestrutura de recarga.
Brasil acelera com eletrificados
Apesar de não ser destacado nessa pesquisa, o cenário brasileiro acompanha a tendência de alta. Segundo levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil registrou 96% de crescimento nas vendas de veículos eletrificados no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.
Foram 72.946 emplacamentos, com destaque para os modelos plug-in (BEV e PHEV), que lideram as vendas (33,8% entre todos os eletrificados).

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.