
Segundo pesquisa da PwC, 75% dos consumidores brasileiros desejam adquirir um veículo elétrico até 2029. Foto: Divulgação/Freeepik.
Três em cada quatro brasileiros têm a intenção de comprar um veículo elétrico (VE) até 2029. É o que revela a pesquisa “Rumo à mobilidade elétrica – Expectativas e prontidão dos consumidores para a era dos veículos elétricos”, da Strategy&, consultoria estratégica da PwC. O estudo mostra que 75% dos consumidores brasileiros estão dispostos a adquirir um veículo de novas energias nos próximos anos, superando a média global de intenção de consumidores, de 62%.
A pesquisa contou com 17 mil participantes, de 27 países diferentes, incluindo o Brasil. De acordo com o levantamento, os fatores que mais impulsionam o interesse dos consumidores brasileiros são a economia de combustível, a possibilidade de recarregar o veículo em casa e o menor impacto ambiental.
O estudo revela ainda que países e regiões em desenvolvimento, como América Latina, Indonésia, China e Índia, apresentam maior interesse pela mobilidade elétrica, com até 80% dos consumidores classificados como “leads” — aqueles que pretendem adquirir um VE em até cinco anos.
Ainda de acordo com a PwC, o interesse do consumidor brasileiro reforça o potencial do país em avançar no mercado de mobilidade elétrica, impulsionado pela busca por soluções mais sustentáveis e alinhadas à redução de emissões de carbono.
“A mobilidade elétrica é um tema central na busca por sustentabilidade e na transição energética para uma operação de baixo carbono”, afirma Adriano Correia, sócio e líder da indústria de energia e serviços de utilidade pública da PwC.
Satisfação dos motoristas de veículos elétricos
A pesquisa destaca ainda que, no Brasil, o cenário de mobilidade elétrica segue promissor, com consumidores demonstrando interesse crescente e alta satisfação com este tipo de veículo. Nenhum dos proprietários entrevistados voltaria a usar modelos com motor de combustão interna (ICE).
Apesar do otimismo, o executivo da PwC destaca que desafios, como a infraestrutura de carregamento insuficiente e os altos custos iniciais dos veículos elétricos, especialmente em comparação aos modelos a combustão, ainda limitam a adoção em maior escala.
“O avanço da eletrificação é um passo fundamental para alcançar os compromissos do Acordo de Paris – tratado internacional que vincula juridicamente os seus signatários a agirem para combater as alterações climáticas e reduzir a pegada de carbono no setor de transportes, mas no Brasil ainda temos desafios a serem superados antes da eletrificação em massa”, afirmou Adriano Correia.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.