
Fábrica da Toyota em Porto Feliz sofreu danos estruturais após tempestade. Foto: Reprodução/Redes Sociais.
A Toyota anunciou a interrupção temporária da produção de veículos na fábrica de Sorocaba nesta semana, depois que a unidade de motores de Porto Feliz foi devastada pelos fortes ventos registrados na última segunda-feira, 22 de setembro de 2025.
Os ventos chegaram a 90 km/h, segundo a Defesa Civil, causando o destelhamento da fábrica. Parte do telhado foi encontrado há seis quilômetros de distância da unidade. Pelo menos 30 pessoas tiveram ferimentos, mas foram medicadas e liberadas na sequência.
Por causa dos danos estruturais causados pela tempestade, a produção em Porto Feliz foi interrompida completamente, sem previsão de retomada das operações.
A unidade é a única a produzir os motores da Toyota na América Latina. Por isso, a fábrica de Sorocaba teve de interromper a produção também. É lá que estão as linhas de montagem dos carros da Toyota no Brasil, incluindo os híbridos Corolla, Corolla Cross e Yaris.
Preservação dos empregos
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba se reuniu com representantes da montadora, na quarta-feira, para avaliar os impactos da paralisação nas duas unidades. O encontro teve como prioridade preservar os empregos dos trabalhadores e discutir alternativas, como antecipar férias ou lay-off, entre outras medidas.

Confira a nota oficial da Toyota
Na tarde desta segunda-feira (22/09), por volta das 13h, uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu a unidade de produção de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), provocando danos severos à estrutura da fábrica.
A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota. Neste sentido, a empresa está acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Não há relatos de fatalidades.
Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento.
A Toyota agradece todas as manifestações de apoio recebidas de governos, autoridades, associações, sindicatos, outras fabricantes, fornecedores, distribuidores, rede de concessionários, parceiros, funcionários e da sociedade em geral neste momento desafiador.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.