Canal VE

25 de setembro de 2025

Toyota interrompe produção após vendaval danificar fábrica em SP

Imagem mostra destruição por dentro da fábrica

Fábrica da Toyota em Porto Feliz sofreu danos estruturais após tempestade. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

A Toyota anunciou a interrupção temporária da produção de veículos na fábrica de Sorocaba nesta semana, depois que a unidade de motores de Porto Feliz foi devastada pelos fortes ventos registrados na última segunda-feira, 22 de setembro de 2025. 

Os ventos chegaram a 90 km/h, segundo a Defesa Civil, causando o destelhamento da fábrica. Parte do telhado foi encontrado há seis quilômetros de distância da unidade. Pelo menos 30 pessoas tiveram ferimentos, mas foram medicadas e liberadas na sequência. 

Por causa dos danos estruturais causados pela tempestade, a produção em Porto Feliz foi interrompida completamente, sem previsão de retomada das operações.

A unidade é a única a produzir os motores da Toyota na América Latina. Por isso, a fábrica de Sorocaba teve de interromper a produção também. É lá que estão as linhas de montagem dos carros da Toyota no Brasil, incluindo os híbridos Corolla, Corolla Cross e Yaris.

 

Preservação dos empregos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba se reuniu com representantes da montadora, na quarta-feira, para avaliar os impactos da paralisação nas duas unidades. O encontro teve como prioridade preservar os empregos dos trabalhadores e discutir alternativas, como antecipar férias ou lay-off, entre outras medidas.

Estrutura metálica retorcida pela ação do vento
Ventos de 90 km/h causaram destruição na fábrica de Porto Feliz. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Confira a nota oficial da Toyota

Na tarde desta segunda-feira (22/09), por volta das 13h, uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu a unidade de produção de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), provocando danos severos à estrutura da fábrica.   

A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota. Neste sentido, a empresa está acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Não há relatos de fatalidades.  

Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento.

A Toyota agradece todas as manifestações de apoio recebidas de governos, autoridades, associações, sindicatos, outras fabricantes, fornecedores, distribuidores, rede de concessionários, parceiros, funcionários e da sociedade em geral neste momento desafiador.

 

Ler o Anterior

Mercado global de VEs deve representar 40% do total até 2030

Mais Popular