
Funcionário instala capa antifurto em cabo de carregador de veículos elétricos. Foto: Divulgação/Kempower.
A fabricante finlandesa de carregadores rápidos Kempower adotou um sistema antifurto de cabos para os eletropostos da empresa. A solução utiliza uma tecnologia inédita de rastreamento forense por DNA para ajudar na identificação de criminosos.
O CableGuard foi criado pela consultoria britânica Formula Space como um tentativa para frear a crescente onda de furtos de cabos. O sistema tem uma capa ultra resistente a cortes, que dispensa o reforço em aço. Além disso, conta com um mecanismo forense, que, em caso de violação no cabo, libera um fluido transparente sob alta pressão, atingindo o infrator e objetos próximos.
Invisível a olho nu, esse líquido contém um código de DNA exclusivo para cada ponto de recarga, visível sob luz ultravioleta e registrado em um banco de dados acessado pela polícia. Assim, é possível vincular o criminoso a um crime específico, fortalecendo investigações e aumentando as chances de condenação.
O objetivo é enfrentar o aumento no número de casos de furtos dos cabos das estações de recarga. O principal motivo dos furtos é o alto valor do cobre, presente nos cabos, no mercado paralelo. Segundo as empresas envolvidas no projeto, o número de ocorrências dobrou em 2024, na comparação com o ano anterior.

Testado e aprovado
A Kempower testou o CableGuard durante oito semanas e confirmou a compatibilidade com os modelos Kempower Satellites, Station Chargers e Movable Chargers, equipados com cabos CCS2 (até 300A e 5 metros) e CHAdeMO (até 5 metros). A aplicação é autorizada apenas por parceiros certificados da empresa, seguindo orientações técnicas oficiais.
“A confiança na infraestrutura de recarga é essencial para acelerar a transição para os veículos elétricos. O aumento dos crimes envolvendo cabos prejudica tanto os negócios quanto a experiência do usuário. Por isso, decidimos liderar e sermos parceiros da Formula Space nos testes do CableGuard”, afirmou Lee Barnett, gerente de soluções e serviços da Kempower para Reino Unido e Irlanda.
Para Vern Pollard, diretor da Formula Space, a parceria com a Kempower foi decisiva: “Precisávamos garantir que o sistema fosse compatível com diferentes tipos de infraestrutura. Após testes rigorosos, podemos dizer que o CableGuard oferece uma camada extra de segurança para nossos clientes.”

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.