
A tecnologia inovadora Fest® permite um carregamento rápido de 15% a 90% em 18 minutos. Foto: Divulgação/Stellantis
A Stellantis e a Factorial Energy anunciaram um avanço no desenvolvimento de baterias de estado sólido. Graças aos novos estudos e testes, as empresas validaram com sucesso células automotivas de bateria de estado sólido com densidade de 375Wh/kg, um passo importante para a comercialização dessas baterias, que podem revolucionar as novas gerações de veículos elétricos.
A tecnologia inovadora Fest® permite um carregamento rápido de 15% a 90% em 18 minutos. Segundo o comunicado divulgado à imprensa, as células da bateria podem operar em temperaturas de -30°C a 45°C, com potencial para expansão adicional e demonstrar recursos de alta potência de descarga de até 4C.
Esse avanço é o resultado do investimento de US$ 75 milhões realizado pela Stellantis na Factorial Energy, em 2021, e reforça ainda mais a parceria estratégica entre as duas empresas.
“Atingir esse nível de desempenho reflete a força da nossa parceria com a Factorial”, afirmou Ned Curic, Stellantis Chief Engineering and Technology Officer. “Esse marco nos posiciona na vanguarda da revolução das baterias de estado sólido, mas nossa jornada ainda continua. Estamos unindo esforços para explorar novos horizontes e desenvolver soluções inovadoras que viabilizem baterias mais leves e eficientes, reduzindo custos para os nossos clientes.”
Baterias de estado sólido
O grupo Stellantis, responsável por diversas marcas no setor automotivo, já anunciou seus planos de integrar as baterias de estado sólido desenvolvidas pela empresa de energia, em uma frota de demonstração até 2026, o que marca um importante passo para a comercialização dessa tecnologia inovadora.
A criação da frota de demonstração ajudará na validação da tecnologia em condições reais de condução, acelerando a utilização de baterias mais eficientes para veículos elétricos no mercado.
“O desenvolvimento de baterias é uma questão de equilíbrio. Embora otimizar um recurso seja simples, equilibrar alta densidade de energia, ciclo de vida, recarga rápida e segurança em uma bateria de tamanho automotivo validada pela OEM representa um grande avanço”, afirmou Siyu Huang, CEO da Factorial Energy. “Essa conquista com a Stellantis está transformando a tecnologia de baterias de última geração da pesquisa em realidade”, completou.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.