Canal VE

22 de agosto de 2025

Startup promete simplificar os pagamentos por recarga de VEs

Imagem mostra mão de um homem segurando cartão de crédito próximo a uma estação de recarga de VE

Pagamento com cartão de crédito simplifica operação nos eletropostos. Foto: Divulgação/Freepik.

Carregar o carro, pagar pelo serviço e ir embora, sem complicações. Esse é um sonho comum entre motoristas de veículos elétricos no Brasil. Por isso, a ConduPay Tecnologia, empresa de Florianópolis (SC) que atua na integração das estações de recarga com terminais de pagamento, lança, na Intersolar 2025, uma solução que elimina a necessidade de cadastro em inúmeros aplicativos. Basta fazer o pagamento com o cartão de crédito, diretamente na máquina.

Segundo Matheus Rodrigues, diretor da ConduPay, a proposta da empresa é aproximar a experiência de recarregar um carro elétrico daquilo que os motoristas já estão acostumados em postos de combustíveis, aumentando, assim, a adesão de novos usuários à eletromobilidade.

“O abastecimento em posto de combustível geralmente consiste em definir um valor, abastecer, pagar — na maioria das vezes com cartão — e seguir viagem, sem nenhuma complexidade adicional. Por que a experiência em um eletroposto não pode seguir a mesma lógica?”, questiona Rodrigues.

De acordo com o executivo, a solução é simples. “O diferencial do terminal é ser agnóstico, ou seja, não tem ‘amarração’ com nenhuma marca de carregador. Basicamente, somos tradutores da linguagem OCPP dos carregadores com as informações que os terminais de pagamento precisam receber para poder fazer a cobrança com o cartão de crédito”, diz. 

“A experiência é bem semelhante ao que acontece hoje em dia nos postos de combustíveis. O motorista faz o pré-pagamento do valor que quiser, por exemplo, R$ 100. O carregador conclui a recarga quando atingir o valor referente à energia consumida, e o motorista pode seguir viagem”, explica, citando que o sistema desenvolvido pela ConduPay se aplica a carregadores DC e AC. “Queremos democratizar as recargas, tornando-as acessíveis”, completa.

 

Facilidade na operação

Para Matheus Rodrigues, o mercado de veículos elétricos no Brasil pode se aproveitar das experiências bem-sucedidas desenvolvidas ao longo dos anos. “A adoção de qualquer tecnologia acelera quando a nova experiência se mostra mais benéfica e intuitiva do que a que foi substituída. Foi assim com os smartphones, com o PIX, com aplicativos de transporte, e não será diferente com a eletromobilidade no Brasil”, diz.

“Hoje, muitos motoristas de veículos elétricos enfrentam obstáculos, como falta de interoperabilidade entre aplicativos, necessidade de conexão com a internet e diferentes etapas de cadastro. Para a ConduPay, essas barreiras precisam ser superadas se a eletromobilidade quiser avançar de forma consistente no país”, avalia.

Por isso, ele diz acreditar que formatos de pagamento consolidados no Brasil podem ser adotados em massa pelos eletropostos. “Precisamos desenvolver soluções que aproximem a ‘novidade’ da ‘familiaridade’, usando a simplicidade como aliada para acelerar a curva de adoção dos veículos elétricos”, completa o executivo.

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