São Paulo é a cidade mais eletrificada do país. Foto: JFDiorio/SECOM
São Paulo alcançou a marca de 1.009 ônibus elétricos em operação no transporte público municipal. Com a entrega de 60 novos veículos, a cidade consolida o maior programa de eletrificação do transporte coletivo no país.
Entregues no Pacaembu, a capital soma agora 820 ônibus a bateria e 189 trólebus, que representam redução de 35 milhões de litros de óleo diesel consumidos por ano.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à sustentabilidade e ocorre no mês em que o Brasil sedia a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima em Belém (PA). A administração municipal pretende usar o marco para reforçar o papel da capital nas discussões sobre mobilidade e descarbonização urbana.

Redução de emissões e ganhos ambientais
O impacto ambiental da substituição de veículos a diesel é expressivo. Apenas os 60 novos coletivos representam economia de 2,1 milhões de litros de combustível e redução de 5,2 mil toneladas de CO₂ por ano – o equivalente, segundo estimativas oficiais, ao plantio de 6,4 mil árvores anuais.
Além do benefício ambiental, os novos ônibus incorporam padrões de conforto e conectividade. Todos contam com ar-condicionado, tomadas USB, Wi-Fi e fazem parte do sistema de monitoramento SmartSampa, que integra veículos à central de segurança da cidade.
Durante o evento de entrega, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) destacou o simbolismo do marco. “Essa entrega representa melhor qualidade do ar, melhor qualidade do nosso meio ambiente, representa saúde e um avanço gigantesco.”, afirmou
A motorista Elaine Cristina Cotrim, que dirige o milésimo ônibus elétrico entregue, também comentou a mudança. “Antes eu dirigia ônibus a diesel e trabalhar com um elétrico é muito mais prazeroso. É silencioso e mais confortável para os passageiros”, afirmou.

Tecnologia BESS
Para viabilizar a expansão da frota elétrica, a Prefeitura implantou o BESS (Battery Energy Storage System), tecnologia de armazenamento que permite recarregar as baterias nos horários de menor consumo de energia. O sistema busca reduzir sobrecargas na rede elétrica e aumentar a autonomia das garagens.
Com os seis novos equipamentos nesse primeiro momento, o projeto assinado com anuência da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e da SPTrans dá um passo para que a frota elétrica paulistana se expanda ainda mais.
Os investimentos, que incluem financiamento do BNDES e do Banco do Brasil, fazem parte do Programa de Metas 2025–2028.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.