Projeto disponibilizará 500 bicicletas e 300 motos elétricas. Foto: Rodolfo Loepert/PCR
A Prefeitura do Recife prorrogou, até 28 de fevereiro de 2026, as inscrições para o programa que disponibilizará uma frota sustentável de 800 veículos elétricos a entregadores e condutores de aplicativo. O objetivo do projeto visa reduzir custos operacionais para quem atua nas ruas.
A ação, que conta com um investimento de R$ 10 milhões via convênio com o Ministério da Justiça, disponibilizará 500 bicicletas e 300 motos elétricas aos entregadores. Os interessados devem realizar o cadastro por meio do aplicativo ou site Conecta Recife: https://conecta.recife.pe.gov.br/.
Programa
O programa foca em profissionais cadastrados no CadÚnico, com prioridade para mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência. Com caráter de emancipação financeira, após um ciclo de utilização monitorada pela Prefeitura, os veículos passarão a ser patrimônio definitivo dos trabalhadores selecionados, eliminando gastos com aluguel de frotas ou combustíveis fósseis.
“Estamos estendendo o prazo para garantir que nenhum trabalhador que se enquadre nos critérios fique de fora desta oportunidade de transformar sua ferramenta de trabalho e aumentar sua renda”, destaca o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife (SECTI), Rafael Cunha.
A estratégia, organizada pela SECTI e a Emprel, aprofunda a política pública já iniciada com o CNH Social Recife. O diagnóstico da gestão revelou que muitos cidadãos já atuam na informalidade utilizando bicicletas convencionais por falta de recursos para adquirir veículos motorizados. Por isso, a nova fase contempla também quem ainda não possui habilitação, focando na transição para a tecnologia elétrica para aumentar a produtividade e reduzir o esforço físico do entregador.
Critérios
Para participar, o trabalhador deve ser: morador do Recife e estar com os dados atualizados no CadÚnico. É importante que os interessados façam o anexo de todos os documentos que estejam em seu nome. A utilização de comprovantes em nome de terceiros podem invalidar a inscrição.
Além disso, os selecionados assumem o compromisso de concluir um curso de direção defensiva e participar de monitoramentos periódicos a cada dois meses, garantindo a segurança viária e a preservação do equipamento.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.