
Lecar 459 tem produção prevista para agosto de 2026. Foto: Divulgação/Lecar
A Lecar reforçou que 83% das peças do Lecar 459, seu primeiro modelo híbrido nacional, são produzidas no Brasil. A informação foi destacada pelo CEO da empresa, Flávio Figueiredo Assis, durante entrevista ao podcast Conexão VE.
O executivo destacou que a decisão de priorizar fornecedores brasileiros visa não apenas fortalecer a indústria local, mas também garantir ampla disponibilidade de peças e um pós-venda mais ágil e eficiente, botando o país no mercado automotivo mundial valorizando a produção nacional.
Com o início da produção previsto para agosto de 2026, o Lecar 459 já havia sido apresentado ao público com outras especificações técnicas. O modelo virá equipado com motor 1.0 turbo flex de 122 cavalos e promete autonomia de até 1.000 quilômetros.
Flávio Assis ressaltou que a estratégia da montadora é baseada na autonomia do cliente e na construção de uma cadeia de fornecimento nacional sólida. “A gente já resolveu o pós-venda, porque a gente já tem peças de reposição e assistência técnica em todo o Brasil”, afirmou. “E o nosso cliente não vai ficar refém de comprar essas peças da Lecar. É peça na mão. Disponibilidade de peças com acesso rápido”, diz.
Tração 100% elétrica
A proposta técnica do Lecar 459 aposta em um sistema híbrido de série, no qual o motor a combustão não traciona as rodas, mas funciona exclusivamente como gerador de energia elétrica. “A gente levou um gerador de energia elétrica VAG para dentro do carro. O motor é flex, etanol ou gasolina, e trabalha sempre na melhor faixa de eficiência”, explica Assis.
Segundo ele, o consumo é reduzido justamente por essa calibração constante. A energia gerada mantém um pequeno pacote de baterias carregado, responsável por alimentar o motor de tração, que é 100% elétrico.
A tecnologia, comum em locomotivas, navios e veículos fora de estrada que exigem alto torque, permite que o Lecar 459 ofereça o desempenho característico de elétricos – aceleração rápida e torque imediato – sem depender de recarga externa. “A gente tem todas as características, a emoção do torque do elétrico, sem tomada. E com uma autonomia fantástica”, afirma o executivo.

Novos modelos
Além do Lecar 459, a Lecar já vem produzindo dois novos protótipos que devem entrar na linha de produção da montadora. O Lecar Campo e o Lecar Tático, que compartilham as mesmas tecnologias iniciais.
A Lecar Campo Híbrido é primeira pick-up híbrida flex do Brasil, desenvolvida para atender tanto às demandas do campo quanto da cidade, com 1000 km de autonomia. A caçamba de 900 litros oferece amplo espaço para transporte e o motor híbrido movido a etanol surpreende em torque e potência. O primeiro protótipo será apresentado em 12 de agosto, na Fenasucro, em Sertãozinho (SP).
O Lecar Tático é um modelo SUV CITY com tecnologia híbrida flex e mantém 100% elétrico de tração. Com produção de baixo volume e altamente personalizável, o CEO destaca que a previsão é apresentá-lo no Salão do Automóvel.


Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.