
Frota municipal passa a contar com 760 ônibus movidos a bateria. Foto: Sergio Barzaghi/Prefeitura de São Paulo
No Dia Mundial sem Carro, a Prefeitura de São Paulo entregou mais 120 novos ônibus elétricos para o transporte público da capital. Agora, a frota municipal passa a contar com 760 ônibus movidos a bateria, que se somam aos 201 trólebus, chegando a 961 coletivos totalmente sustentáveis. Com essa nova entrega, a cidade deixa de emitir 10,4 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera por ano, já que cada ônibus movido a diesel emite, anualmente, 87 toneladas.
Com esses novos ônibus entregues em 22 de setembro de 2025, a eletrificação das frotas passa a economizar 35 mil litros de diesel por ano. Anteriormente à entrega, a SPTrans havia adiantado ao Canal VE novos veículos para a frota paulistana junto a uma economia de R$ 208,76 milhões de reais aos cofres públicos. Com mais veículos, a economia aliada à sustentabilidade deve aumentar mais.

Ampliação da frota
A ampliação da frota movida a bateria melhora a qualidade do ar para toda a população e também resulta em viagens mais confortáveis e sustentáveis. Todos os coletivos novos são equipados com ar-condicionado, tomadas USB para recarga de dispositivos móveis e Wi-Fi. Além disso, os veículos elétricos emitem menos ruídos, tornando as viagens dos colaboradores que trabalham nestes ônibus mais agradáveis.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a cidade de São Paulo é referência no Brasil em ações focadas em sustentabilidade e meio ambiente. “A gente vem tendo um avanço superimportante com ônibus não poluentes, silenciosos, que proporcionam mais qualidade de vida a motoristas, cobradores e passageiros”, destacou, lembrando que 10 dos novos veículos estão equipados com câmeras do programa Smart Sampa, chegando a um total de 20 coletivos com os equipamentos.
Motorista há 18 anos, Simone de Lima conta que passou a chegar em casa após o trabalho mais disposta depois de começar a dirigir um veículo elétrico. “Além de ser muito mais confortável, o ônibus não faz ruído, e você não precisa trabalhar com protetor auricular. Além de ser bom para o meio ambiente, também é bom para nós, os trabalhadores”, contou.
O lote apresentado foi viabilizado com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.