
Superarticulado tem 21,5 metros de comprimento e capacidade para 150 passageiros. Foto: Divulgação/Eletra
Porto Alegre deu mais um passo na eletrificação do transporte público apresentando oficialmente o primeiro ônibus 100% elétrico do tipo superarticulado. Com 21,5 metros de comprimento, o veículo desenvolvido pela brasileira Eletra, em parceria com Caio, WEG e Mercedes-Benz, tem capacidade para 150 passageiros.
O modelo foi resultado de um arranjo produtivo totalmente brasileiro. A Eletra, sediada em São Bernardo do Campo (SP), assinou a tecnologia e tração elétrica. A carroceria ficou a cargo da Caio (Botucatu-SP), os sistemas de propulsão e baterias foram fornecidos pela WEG (Jaraguá do Sul-SC) e o chassi veio da Mercedes-Benz, também de São Bernardo.
Além da fabricação local, a manutenção e assistência técnica também foram nacionais, o que reduz custos operacionais e facilita o fornecimento de peças.
O ônibus foi equipado com baterias de íon-lítio-fosfato de nova geração, que garantem autonomia de 250 km e recarga total em quatro horas. O modelo também oferece ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB, vidros com proteção UV, suspensão pneumática e acessibilidade universal, incluindo espaço para cadeira de rodas.
Expansão da frota elétrica
O superarticulado fez parte de um lote inicial de quatro veículos adquiridos dentro do Programa Mais Transporte, iniciativa da prefeitura da capital gaúcha para modernizar a mobilidade urbana. A gestão municipal estima a inclusão de mais 100 ônibus elétricos nos próximos anos, entre articulados e veículos padrão.
Antes do superarticulado, a Eletra já havia colocado em operação quatro ônibus básicos de 12,1 metros na cidade. Desde agosto de 2024, os veículos rodaram mais de 230 mil km, evitando a emissão de cerca de 300 mil toneladas de CO₂, segundo a diretora comercial da Eletra, Iêda Maria Oliveira. “A receptividade foi excelente. Os passageiros gostam, os motoristas adoram e a empresa colhe os frutos de uma manutenção com menor custo e mais disponibilidade em relação ao diesel”, complementou.

Linhas
Os novos ônibus superarticulados começaram a circular em linhas regulares da capital nas semanas seguintes ao lançamento. A área de atuação é nos lotes 5 e 6, que são formados pelas linhas que compõem a Bacia Leste/Sudeste, tendo como principais eixos estruturadores a Av. João de Oliveira Remião, Av. Bento Gonçalves, Av. João Pessoa, Av. Ipiranga, Av. Protásio Alves, Av. Osvaldo Aranha, Av. Oscar Pereira, Av. Azenha e Av. Érico Veríssimo.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.