
A BYD passará a utilizar a bateria Blade nos modelos de ônibus elétricos da marca. Foto: Divulgação/BYD
A BYD anunciou que todos os modelos de ônibus elétricos da marca passarão a ser equipados com a bateria Blade, a mesma tecnologia utilizada em seus veículos de passeio.
Conhecida por oferecer alto nível de segurança, durabilidade e eficiência energética, a bateria Blade representa um avanço na modernização e confiabilidade do transporte público.
Os novos chassis serão produzidos na fábrica da empresa em Campinas (SP), e, a partir de 2026, os packs de bateria começarão a ser fabricados também em Manaus (AM).
“Esse momento tem um significado muito especial para nós. A BYD nasceu como uma empresa de baterias e foi justamente essa expertise que nos colocou na vanguarda da mobilidade elétrica mundial. A Blade é mais que uma bateria: é o divisor de águas em desempenho, eficiência e inovação, já escolhida por diversas marcas globais para equipar seus carros elétricos. Agora, ver essa tecnologia revolucionária chegar aos ônibus é motivo de orgulho e um passo decisivo para transformar o transporte coletivo em algo mais limpo, inteligente e acessível para todos.” afirma Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e da divisão solar da BYD Brasil.
Segurança, autonomia e produção nacional
Lançada em 2020, a bateria Blade utiliza células LFP (lítio-ferro-fosfato) dispostas horizontalmente, o que otimiza o espaço interno e reforça a rigidez estrutural do veículo. Em testes como perfuração por prego, aquecimento a 300°C e esmagamento, o sistema demonstrou estabilidade térmica sem risco de incêndio ou explosão, superando padrões internacionais de segurança.
Nos modelos BC12, as baterias terão capacidade entre 425 kWh e 499 kWh, enquanto no BC22 variam de 542 kWh a 642 kWh, com recargas rápidas de até duas horas. A autonomia chega a 270 km para as menores e até 350 km para as maiores, em condições reais de tráfego urbano.
Cada chassi elétrico da BYD evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO2 por ano – o equivalente ao plantio de 847 árvores – e pode operar por até 15 anos, superando a média de 10 anos dos modelos a diesel.
Recentemente, a marca entregou 60 novos ônibus elétricos para São Paulo, elevando a frota exclusiva da BYD na capital para 183 veículos. Em todo o Brasil, a expectativa é que mais de 500 unidades estejam em circulação até o final de 2025.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.