
Goiânia (GO) será a primeira cidade do mundo a contar com frota de biarticulados 100% elétrica. Foto: Divulgação/Volvo
Goiânia (GO) será a primeira cidade do mundo a contar com uma frota regular de ônibus biarticulados 100% elétricos da Volvo. A operação está prevista para começar em 2025, integrando o sistema BRT (Bus Rapid Transit) da capital goiana, em parceria com a GreenMob Capital, do Grupo HP. Ao todo, serão 21 veículos do modelo Volvo BZRT, sendo 16 articulados e 5 biarticulados.
Produzidos na fábrica da Volvo em Curitiba (PR), os ônibus fazem parte do primeiro lote de chassis articulados e biarticulados elétricos fabricados no Brasil e exportados para outros mercados. O biarticulado tem capacidade para 250 passageiros, e o articulado, para 180, ambos com zero emissões de CO₂ e baixo nível de ruído.
Tecnologia e segurança
O Volvo BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, somando 540 cv, e pode receber até oito baterias com capacidade total de 720 kWh. As baterias e o motor ficam na parte inferior do veículo, liberando espaço interno para os passageiros e melhorando a distribuição de peso.
Entre os recursos de segurança estão câmeras para ampliar a visibilidade do motorista, sensores para pontos cegos, leitura de placas de trânsito, controle de direção de alta precisão (VDS) e o sistema “Zonas de Segurança”, que reduz automaticamente a velocidade em áreas pré-determinadas via GPS, como terminais, escolas e hospitais.

Em operação
Com 28 metros de comprimento, os biarticulados serão os maiores veículos elétricos em operação diária no mundo. De acordo com o Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo, os novos veículos serão entregues ainda em 2025. “Com 28 m de comprimento, serão os maiores veículos elétricos do mundo em atividade diária”, diz.
Os novos veículos vão circular no BRT Leste-Oeste, que substitui o antigo Eixo Anhanguera, e no BRT Norte-Sul, inaugurado parcialmente no ano passado. Juntos, os dois corredores têm expectativa de atender cerca de 17 milhões de passageiros por mês, integrando 268 linhas de transporte público.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.