Canal VE

13 de agosto de 2025

Ônibus elétricos biarticulados da Volvo integrarão BRT em Goiânia

Goiânia (GO) será a primeira cidade do mundo a contar com frota de biarticulados 100% elétrica. Foto: Divulgação/Volvo

Goiânia (GO) será a primeira cidade do mundo a contar com uma frota regular de ônibus biarticulados 100% elétricos da Volvo. A operação está prevista para começar em 2025, integrando o sistema BRT (Bus Rapid Transit) da capital goiana, em parceria com a GreenMob Capital, do Grupo HP. Ao todo, serão 21 veículos do modelo Volvo BZRT, sendo 16 articulados e 5 biarticulados.

Produzidos na fábrica da Volvo em Curitiba (PR), os ônibus fazem parte do primeiro lote de chassis articulados e biarticulados elétricos fabricados no Brasil e exportados para outros mercados. O biarticulado tem capacidade para 250 passageiros, e o articulado, para 180, ambos com zero emissões de CO₂ e baixo nível de ruído. 

 

Tecnologia e segurança

O Volvo BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, somando 540 cv, e pode receber até oito baterias com capacidade total de 720 kWh. As baterias e o motor ficam na parte inferior do veículo, liberando espaço interno para os passageiros e melhorando a distribuição de peso.

Entre os recursos de segurança estão câmeras para ampliar a visibilidade do motorista, sensores para pontos cegos, leitura de placas de trânsito, controle de direção de alta precisão (VDS) e o sistema “Zonas de Segurança”, que reduz automaticamente a velocidade em áreas pré-determinadas via GPS, como terminais, escolas e hospitais.

Expectativa é de que novos ônibus atendam a cerca de 17 milhões de passageiros por mês. Foto: Divulgação/Volvo

Em operação

Com 28 metros de comprimento, os biarticulados serão os maiores veículos elétricos em operação diária no mundo. De acordo com o Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo, os novos veículos serão entregues ainda em 2025. “Com 28 m de comprimento, serão os maiores veículos elétricos do mundo em atividade diária”, diz.

Os novos veículos vão circular no BRT Leste-Oeste, que substitui o antigo Eixo Anhanguera, e no BRT Norte-Sul, inaugurado parcialmente no ano passado. Juntos, os dois corredores têm expectativa de atender cerca de 17 milhões de passageiros por mês, integrando 268 linhas de transporte público.

 

Ler o Anterior

Com nova plataforma, Ford anuncia Picape elétrica para 2027

Mais Popular