Canal VE

13 de agosto de 2025

Com nova plataforma, Ford anuncia Picape elétrica para 2027

Nova picape elétrica média de quatro portas será montada na Fábrica de Louisville para os mercados dos EUA e de exportação a partir de 2027. Foto: Divulgação/Ford

A Ford anunciou novas implementações em sua linha de montagem para uma nova família de veículos elétricos mais econômicos e modernos. A nova Plataforma Universal de Veículos Elétricos e o Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da montadora foram apresentados junto a uma nova picape elétrica, com lançamento programado para 2027.

Para esses novos investimentos, a Ford planeja investir cerca de US$ 5 bilhões, sendo quase US$ 2 bilhões na fábrica de Louisville, para montar a picape elétrica média, e US$ 3 bilhões para a fabricação das baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) prismáticas, que devem oferecer menor custo e maior durabilidade para os clientes devido ao seu baixo centro de gravidade que melhora a dirigibilidade.

Segundo Jim Farley, presidente e CEO da Ford, a abordagem adotada é radical e desafiadora, visto que o objetivo é criar veículos acessíveis que agradem os clientes em todos os aspectos importantes – design, inovação, flexibilidade, espaço, prazer de dirigir e custo de posse. 

“Todos nós vivemos muitas ‘tentativas universitárias’ das montadoras de Detroit de fazer veículos acessíveis que acabam em fábricas paradas, demissões e incerteza. Portanto, este tinha de ser um negócio forte, sustentável e lucrativo. Desde o primeiro dia, sabíamos que não havia atalhos para o sucesso. Demos poder a uma pequena força-tarefa, distante três fusos horários de Detroit. Descartamos o conceito de linha de montagem móvel e projetamos um melhor. E encontramos um caminho para ser a primeira montadora a fabricar baterias LFP prismáticas nos EUA”, diz Farley.

Jim Farley, presidente e CEO da Ford, define mudanças como desafiadoras. Foto: Divulgação/Ford

Nova plataforma para a nova picape

Segundo Farley, a nova plataforma tem 20% menos peças comparado a um veículo típico, 25% menos fixadores, 40% menos estações de trabalho na fábrica, 180kW e o tempo de montagem é 15% mais rápido.

O chicote elétrico na nova picape média, por exemplo, será mais de 1,3 quilômetro mais curto e 10 kg mais leve que o usado no SUV elétrico de primeira geração da marca. A montadora ressalta que a picape média vai acelerar de 0 a 100 km/h tão rápido quanto um Mustang EcoBoost e com mais força descendente.

“Nos inspiramos no Modelo T – o carro universal que mudou o mundo”, disse Doug Field, diretor de EVs, digital e design da Ford. “Reunimos uma coleção realmente brilhante de mentes em toda a Ford e as liberamos para encontrar novas soluções para problemas antigos. Aplicamos a engenharia de primeiros princípios, forçando os limites da física para torná-la divertida de dirigir e competitiva em termos de custo. Nossa nova arquitetura elétrica zonal abre possibilidades que a indústria nunca viu. Não é um veículo tradicional simplificado.”

Nova plataforma tem 20% menos peças comparado a um veículo típico. Foto: Divulgação/Ford

Novo sistema de produção

O time da Ford focou também na eficiência na produção, transformando a linha de montagem tradicional em uma “árvore de montagem”. Em vez de uma esteira longa, três subconjuntos correm simultaneamente em linhas próprias e depois se juntam.

A integração do Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford com a plataforma tornará a montagem da nova picape elétrica até 40% mais rápida que a dos veículos atuais da fábrica de Louisville. Parte desse tempo será reutilizada na produção e automação para melhorar a qualidade e o custo, resultando em uma melhoria de velocidade de 15%.

Grandes peças unitárias de alumínio fundido substituem dezenas de peças menores, permitindo que a frente e a traseira do veículo sejam montadas separadamente. A frente e a traseira são então combinadas com o terceiro subconjunto, a bateria estrutural, que é montada separadamente com os bancos, consoles e carpetes para formar o veículo.

As peças são transportadas pela árvore de montagem até os operadores em um kit. Dentro dele, já vêm todos os fixadores, scanners e ferramentas elétricas necessários para o trabalho, assim como a orientação correta de uso.

 

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