
Nova picape elétrica média de quatro portas será montada na Fábrica de Louisville para os mercados dos EUA e de exportação a partir de 2027. Foto: Divulgação/Ford
A Ford anunciou novas implementações em sua linha de montagem para uma nova família de veículos elétricos mais econômicos e modernos. A nova Plataforma Universal de Veículos Elétricos e o Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da montadora foram apresentados junto a uma nova picape elétrica, com lançamento programado para 2027.
Para esses novos investimentos, a Ford planeja investir cerca de US$ 5 bilhões, sendo quase US$ 2 bilhões na fábrica de Louisville, para montar a picape elétrica média, e US$ 3 bilhões para a fabricação das baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) prismáticas, que devem oferecer menor custo e maior durabilidade para os clientes devido ao seu baixo centro de gravidade que melhora a dirigibilidade.
Segundo Jim Farley, presidente e CEO da Ford, a abordagem adotada é radical e desafiadora, visto que o objetivo é criar veículos acessíveis que agradem os clientes em todos os aspectos importantes – design, inovação, flexibilidade, espaço, prazer de dirigir e custo de posse.
“Todos nós vivemos muitas ‘tentativas universitárias’ das montadoras de Detroit de fazer veículos acessíveis que acabam em fábricas paradas, demissões e incerteza. Portanto, este tinha de ser um negócio forte, sustentável e lucrativo. Desde o primeiro dia, sabíamos que não havia atalhos para o sucesso. Demos poder a uma pequena força-tarefa, distante três fusos horários de Detroit. Descartamos o conceito de linha de montagem móvel e projetamos um melhor. E encontramos um caminho para ser a primeira montadora a fabricar baterias LFP prismáticas nos EUA”, diz Farley.

Nova plataforma para a nova picape
Segundo Farley, a nova plataforma tem 20% menos peças comparado a um veículo típico, 25% menos fixadores, 40% menos estações de trabalho na fábrica, 180kW e o tempo de montagem é 15% mais rápido.
O chicote elétrico na nova picape média, por exemplo, será mais de 1,3 quilômetro mais curto e 10 kg mais leve que o usado no SUV elétrico de primeira geração da marca. A montadora ressalta que a picape média vai acelerar de 0 a 100 km/h tão rápido quanto um Mustang EcoBoost e com mais força descendente.
“Nos inspiramos no Modelo T – o carro universal que mudou o mundo”, disse Doug Field, diretor de EVs, digital e design da Ford. “Reunimos uma coleção realmente brilhante de mentes em toda a Ford e as liberamos para encontrar novas soluções para problemas antigos. Aplicamos a engenharia de primeiros princípios, forçando os limites da física para torná-la divertida de dirigir e competitiva em termos de custo. Nossa nova arquitetura elétrica zonal abre possibilidades que a indústria nunca viu. Não é um veículo tradicional simplificado.”

Novo sistema de produção
O time da Ford focou também na eficiência na produção, transformando a linha de montagem tradicional em uma “árvore de montagem”. Em vez de uma esteira longa, três subconjuntos correm simultaneamente em linhas próprias e depois se juntam.
A integração do Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford com a plataforma tornará a montagem da nova picape elétrica até 40% mais rápida que a dos veículos atuais da fábrica de Louisville. Parte desse tempo será reutilizada na produção e automação para melhorar a qualidade e o custo, resultando em uma melhoria de velocidade de 15%.
Grandes peças unitárias de alumínio fundido substituem dezenas de peças menores, permitindo que a frente e a traseira do veículo sejam montadas separadamente. A frente e a traseira são então combinadas com o terceiro subconjunto, a bateria estrutural, que é montada separadamente com os bancos, consoles e carpetes para formar o veículo.
As peças são transportadas pela árvore de montagem até os operadores em um kit. Dentro dele, já vêm todos os fixadores, scanners e ferramentas elétricas necessários para o trabalho, assim como a orientação correta de uso.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.