
Processo teria menor custo, e traria melhor estabilidade e desenvolvimento interno em aplicações nos veículos elétrico. Foto: Divulgação/Hyundai
A Hyundai deu um passo importante no desenvolvimento de baterias de estado sólido ao registrar nos Estados Unidos uma patente que propõe o uso de cobre nas células da bateria. O documento traz uma alternativa para superar a corrosão causada pelos eletrólitos de sulfeto, que até agora obrigava fabricantes a recorrer ao aço inoxidável ou a ligas de níquel.
A montadora explica que a solução consiste em aplicar um revestimento protetor aplicado sobre um coletor de corrente de ânodo de cobre, o que poderia proporcionar uma maior adesão entre as camadas da célula com maior durabilidade, preservando a capacidade de carga ao longo de mais ciclos. O processo teria menor custo, e traria melhor estabilidade e desenvolvimento interno em aplicações nos veículos elétricos.
O projeto inclui ainda uma camada de carbono com nanotubos alinhados e partículas metálicas, que ajudam a manter a estabilidade mesmo em cargas completas e evitam a formação de depósitos de lítio, problema que costuma comprometer a vida útil das baterias.
Baterias tradicionais
As baterias convencionais de íons de lítio já dependem de coletores de corrente de cobre para transferir elétrons de forma eficaz. As baterias de estado sólido dependiam de materiais mais caros e menos condutores.
Vistas como uma solução de armazenamento de energia de última geração para veículos elétricos, em baterias de estado sólido, o eletrólito líquido é substituído por um material sólido, permitindo maior densidade energética, carregamento mais rápido e menor risco de descontrole térmico.
Se confirmada em escala industrial, a inovação pode viabilizar baterias mais acessíveis e com melhor desempenho para veículos elétricos, reforçando a competitividade da Hyundai na área.
Outras iniciativas
A tecnologia se soma a outras iniciativas da montadora. Em janeiro, a empresa anunciou planos para iniciar uma linha piloto de produção em seu instituto de pesquisa em Uiwang, na Coreia do Sul. A Hyundai também mantém parcerias com a SES AI, a Factorial Energy e a Universidade Nacional de Seul, desenvolvedores especializados em baterias.
No ano passado, a Hyundai entrou com um pedido de patente para sua tecnologia de baterias de estado sólido, desenvolvida com a Factorial Energy, nos EUA.
Os pedidos de patente ainda não garantem o uso dessa tecnologia em veículos futuros, sendo usada exclusivamente como meio de proteger a propriedade intelectual, não confirmando ainda a produção em escala industrial.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.