
Novo Nissan Leaf passa por transformação visual e tecnológica e será um SUV compacto. Foto: Divulgação/Nissan
A Nissan divulgou as primeiras imagens da terceira geração do Leaf, totalmente remodelado, deixando de ser um hatchback para se tornar um SUV compacto 100% elétrico.
Um dos primeiros veículos elétricos com preço acessível da montadora japonesa, a nova versão do Leaf utilizará a plataforma modular CMF-EV da Nissan, que já é utilizada pelo modelo Ariya desde 2023.
Mesmo com algumas fotos conceituais sendo divulgadas, informações técnicas ainda não foram apresentadas pela Nissan, que também ainda não fez qualquer confirmação sobre a comercialização do novo Leaf no Brasil.
Segundo a marca, a futura linha de modelos atende a uma crescente demanda por diversas opções de motorização. Assim, a montadora vai incluir tecnologias como e-POWER de condução 100% elétrica e híbridos plug-in, veículos elétricos (VEs) de nova geração e motores de combustão interna (ICE) avançados.
“Hoje, estamos revelando nossa proposta redefinida de mercado e nossa estratégia de produtos customizada para melhor atender as necessidades dos clientes e potencializar o crescimento. Por meio da diversificação de motorizações e novos modelos, vamos oferecer uma gama mais ampla de opções para atender às diferentes preferências dos clientes”, falou Guillaume Cartier, diretor de performance da Nissan.
O Leaf estará disponível com rodas de liga de 19 polegadas e teto panorâmico. Além disso, para o mercado norte-americano, também será integrado um carregador do tipo NACS — a primeira vez para um VE da Nissan —, oferecendo o acesso à rede de supercarregadores Tesla.
Novo sistema E-Power
A Nissan também revelou que o novo Leaf contará com a terceira geração do sistema e-POWER, que estreia com melhorias significativas em eficiência e experiência de condução.
A nova tecnologia promete reduzir o consumo em até 15% em velocidades mais altas, quando comparada à geração anterior. Além disso, oferece operação mais silenciosa e menos vibração, contribuindo para uma condução mais potente e confortável.
Segundo o comunicado divulgado pela Nissan, “a tecnologia de condução 100% elétrica da Nissan e-POWER utiliza um motor a gasolina de pequena capacidade e uma bateria de íons de lítio para alimentar um motor elétrico. Como o próprio motor elétrico alimenta as rodas, o resultado é uma experiência de condução totalmente eletrificada, com uma aceleração potente e rápida, associada a um funcionamento silencioso”.
A nova geração contará com um motor a combustão 1.5, de maior eficiência, e um conjunto tecnológico mais compacto, com arquitetura 5-em-1 que compartilha componentes com as plataformas elétricas mais recentes da Nissan.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.