A Mercedes-Benz ganhou fama com seus carros de luxo super esportivos e suas inovações tecnológicas. Mas agora, a marca também quer se tornar referência no setor de carros eletrificados e para isso vai dobrar a produção de motores elétricos até 2024.
Em anúncio oficial, a empresa alemã deixou claro que tem planos para produzir 1 milhão de motores elétricos para sua linha de esportivos elétricos EQ por ano, que já conta com 3 modelos no Brasil.
Para atingir o objetivo, a Mercedes decidiu utilizar a fábrica de Untertürkheim, na Alemanha, que já produz motores, transmissões, eixos e baterias para carros elétricos. O plano é que, no futuro, seja adicionada uma nova sessão para produzir também os componentes da propulsão elétrica.
Casa do conhecimento
Além das peças para VEs, a unidade de Untertürkheim também vai servir como centro de pesquisa para o desenvolvimento de novas baterias, através do eCampus da Mercedes, que funcionará a partir de 2023.
“A unidade de Untertürkheim vai continuar a guiar a Mercedes-Benz em direção à era da eletrificação. Com o aumento no volume de produção para os novos modelos EQ, estamos transformando nossa localização tradicional no Vale Neckar para se adequar ao futuro, continuando uma história de sucesso”, explicou Jörg Burzer, membro do conselho de administração da Mercedes-Benz.
Untertürkheim é a maior unidade da empresa. Ao todo são 16 mil trabalhadores na linha de produção, e mais de 3 mil na área de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, o local conta com uma pista de testes para veículos.
Os investimentos estão de acordo com o plano “Electric Only”, que prevê a descarbonização completa da Mercedes até o final da década.
Jornalista no Canal VE. Já trabalhou com comunicação em diversas áreas, como: Saúde integrativa, engenharia industrial, segurança do trabalho e varejo. Recém graduado em Ciências Sociais pela UNICAMP e estudante de Comunicação Social pela PUC-Campinas.