
Mercedes-Benz inicia testes de rodagem de carro elétrico equipado com bateria de estado sólido. Foto: Divulgação/Mercedes-Benz.
A Mercedes-Benz e a Factorial Energy deram início aos primeiros testes de rodagem de um carro elétrico equipado com bateria de estado sólido, tecnologia que proporciona maior densidade energética, redução de peso, maior eficiência e mais segurança, aumentando a autonomia dos carros elétricos.
Após extensos testes em bancadas, o protótipo da bateria de estado sólido foi integrado a um EQS no final de 2024. De acordo com a montadora alemã, o modelo elétrico da Mercedes-Benz foi levemente modificado para acomodar a nova bateria e equipado com todos os acessórios necessários para seu funcionamento.
Os primeiros testes laboratoriais foram realizados em Stuttgart no final de 2024, preparando o caminho para os testes de estrada iniciados em fevereiro de 2025.
O projeto utiliza células de bateria da Factorial Energy, líder norte-americana no desenvolvimento dessa tecnologia, resultando no primeiro automóvel com bateria de lítio-metal de estado sólido a rodar nas ruas.
Para o projeto ser colocado em prática, a Mercedes-AMG High Performance Powertrains (HPP), subsidiária da Mercedes-Benz Group especializada em tecnologias de Fórmula 1, e o Centro de Competência em Sistemas de Bateria da Mercedes-Benz desenvolveram um sistema de bateria inovador e totalmente novo. A HPP aproveita as experiências adquiridas e desenvolvidas ao longo de décadas nas pistas da F-1 para fazer a transferência de tecnologia rapidamente para projetos automotivos de alto desempenho.

Como funciona a bateria de estado sólido?
As baterias de estado sólido utilizam um eletrólito sólido em vez de líquido, o que aumenta a segurança das células e permite o uso de novos ânodos, como o lítio metálico, superando significativamente as células convencionais de íon-lítio. Combinadas com um ânodo de lítio metálico, essas baterias oferecem densidades de energia em um novo nível.
De acordo com a Mercedes-Benz, a tecnologia tem o potencial de aumentar a densidade de energia gravimétrica das baterias veiculares para até 450 Wh/kg no nível da célula, ampliando, assim, a autonomia dos veículos elétricos.
A densidade de energia gravimétrica refere-se à quantidade de energia armazenada por unidade de massa da célula da bateria. Esse indicador é fundamental para avaliar a eficiência e o desempenho das células, especialmente em aplicações onde o peso é um fator crítico, como nos veículos elétricos.
Além disso, a tecnologia de estado sólido reduz o peso da bateria e, ao mesmo tempo, melhora a segurança das células, tornando os veículos elétricos mais leves, eficientes e seguros.

Autonomia de mais de 1.000 km
Segundo a Mercedes, a bateria de estado sólido utilizada no veículo baseado no EQS proporciona até 25% mais autonomia, mantendo o peso e dimensões de uma bateria convencional do EQS. Além disso, o sistema utiliza resfriamento passivo, reduzindo ainda mais o peso e aumentando a eficiência energética.
O veículo experimental deve atingir mais de 1.000 km de autonomia. Para comparação, o EQS 450+, com 118 kWh de capacidade de bateria, já oferece uma autonomia superior a 800 km, com um consumo energético de 19,9–16,3 kWh/100 km e emissão zero.
O objetivo da empresa é testar a bateria de estado sólido nos próximos meses, por meio de avaliações laboratoriais e testes de rodagem, garantindo desempenho e viabilidade para a produção em larga escala nos próximos anos.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.