Canal VE

24 de setembro de 2025

Mercado global de VEs deve representar 40% do total até 2030

Números devem ser batidos se os atuais compromissos climáticos forem mantidos. Foto: Divulgação

As vendas de veículos elétricos poderão representar 40% do total global até 2030, chegando até 20 milhões de unidades por ano, de acordo com estudos da Agência Internacional de Energia (IEA). Esses números devem ser batidos se os atuais compromissos climáticos forem mantidos.

Essa mudança estrutural impulsiona também a demanda por baterias de íons de lítio e, com ela, o desenvolvimento de novas fábricas em larga escala. De acordo com a S&P Global Commodity Insights, a capacidade global de produção de baterias mais do que dobrará até o final da década, passando de 2,8 TWh em 2023 para 6,5 TWh em 2030. Esse cenário exige processos de fabricação mais eficientes, seguros e sustentáveis.

Essa projeção de crescimento traz como responsável por esse crescimento contínuo a queda nos custos médios dos modelos, a ampliação da oferta e políticas industriais voltadas à descarbonização.

 

Soluções digitais impulsionam a eletromobilidade

Com a demanda por veículos elétricos disparando, fabricantes de baterias e carros estão buscando soluções para aumentar a produção sem perder qualidade e segurança. Exemplos de empresas como a Rockwell Automation mostram como tecnologias avançadas podem tornar as linhas de produção mais eficientes, controlar melhor cada etapa e evitar desperdícios.

Essas plataformas digitais (como o FactoryTalk InnovationSuite, sistemas MES e a estratégia Connected Enterprise), conectam dados e processos em tempo real, permitindo que fábricas trabalhem de forma integrada e com menos erros. Para o consultor global Israel Álvarez, essa automação é essencial para fabricar baterias de forma segura e sustentável, além de acelerar a produção. “Por meio de nossas soluções integradas, transformamos ambientes industriais conectados e digitalizados, otimizando tudo, desde a montagem de células até veículos elétricos.”, explica.

Um exemplo prático vem da América do Norte. A fabricante The Shyft Group utilizou a plataforma da Rockwell para desenvolver um chassi leve para caminhões elétricos em tempo recorde de nove meses entre o projeto e a produção. A integração digital ajudou a alinhar operações, finanças e a cadeia de suprimentos em um único sistema.

Os veículos resultantes são 100% elétricos e projetados para viagens urbanas de até 350 quilômetros, o que os torna uma solução eficiente para a logística urbana. “Projetos como esse demonstram o potencial da tecnologia para acelerar a inovação em mobilidade sustentável e, ao mesmo tempo, melhorar a competitividade industrial”, acrescenta o executivo.

 

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