
Novo modelo da Leapmotor chega à América do Sul pela primeira vez. Foto: Divulgação/Stellantis
A Leapmotor confirmou a chegada do novo C10 na América do Sul. O anúncio veio por meio de uma websérie produzida pela Stellantis, que falará sobre a chegada e as expectativas sobre o novo veículo, começando a ser comercializado, inicialmente, no Brasil e no Chile.
O novo SUV da montadora chinesa chega para formar uma frota específica para suprir as necessidades e desejos da população da América do Sul.
Os primeiros protótipos do C10 estão em fase de testes no Stellantis Tech Center South America, no Brasil, onde estão sendo submetidos a avaliações rigorosas pela equipe de engenharia. O objetivo é garantir qualidade, robustez e eficiência, alinhadas aos padrões adotados pela empresa em todos os veículos de suas marcas na região. Informações técnicas sobre o modelo sul-americano ainda não foram divulgadas oficialmente pelas empresas.
Seguindo protocolos restritos de confidencialidade, os testes costumam ocorrer sem divulgação ao público. No entanto, em uma iniciativa inédita, Stellantis e Leapmotor autorizaram o registro de algumas imagens, que serão apresentadas em futuros episódios da websérie exclusiva, permitindo um vislumbre dos bastidores desse processo.
Websérie de apresentação
No episódio de estreia, é possível acompanhar a chegada dos primeiros Leapmotor C10 à região, marcando um passo importante para a mobilidade elétrica no mercado sul-americano.
O capítulo também destaca a expectativa de Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul, e de Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor na América do Sul, sobre esse novo ciclo, que reforça o compromisso com uma mobilidade segura, acessível e sustentável.

Leapmotor C10
Apesar de ainda não possuir informações técnicas sobre o modelo sul-americano, o C10 é comercializado em duas versões na China.
A versão elétrica (BEV) conta com um motor de 231 cv e 32,6 kgfm, o que garante aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente 7,5 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 170 km/h. O modelo é equipado com uma bateria de 69,9 kWh, o que garante 420 km de autonomia (ciclo WLTP).
Sua outra versão é a com um extensor de autonomia (EREV), que possui um motor elétrico traseiro de 231 cv (170 kW) e um motor a combustão 1.5 a gasolina de 96 cv (70 kW), atuando exclusivamente como gerador para recarga da bateria. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,68 segundos, e tem velocidade máxima de 170 km/h, além de uma bateria de 28,4 kWh de capacidade, com autonomia de até 210 km no ciclo CLTC, e 1.190 km combinando motor elétrico e gerador a combustão.
Até o momento, apenas a versão 100% elétrica foi confirmada para a América do Sul, mas ainda não se tem a confirmação que os veículos possuirão a mesma configuração.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.