As iniciativas de eletromobilidade são exibidas em uma unidade fluvial aberta ao público. Foto: Volvo
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) avalia a mobilidade elétrica como fundamental para a descarbonização. O órgão está apresentando, na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorre em Belém (PA) até 21 de novembro, um conjunto de projetos voltados à sustentabilidade e à transição energética, com destaque para as ações na área da eletromobilidade.
Dentre as iniciativas apresentadas aos líderes mundiais, estão o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que avalia a eficiência energética dos veículos no país, e também o novo programa para avaliação e regulação de carregadores veiculares e baterias. As iniciativas são exibidas em uma unidade fluvial aberta ao público.
Avaliação da mobilidade elétrica
Desde 2018, a Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Inmetro atua na área de eletromobilidade com a implementação do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que classifica veículos elétricos e híbridos quanto à eficiência energética, consumo e autonomia. Atualmente, o programa contempla mais de 350 modelos eletrificados e 260 modelos flex homologados para o mercado brasileiro.
Em 2024, o Instituto deu um novo passo ao criar o Grupo de Trabalho (GT) em Mobilidade Elétrica, responsável por conduzir uma Análise de Impacto Regulatório (AIR) sobre produtos e serviços ligados ao setor. O objetivo é garantir que a expansão da mobilidade elétrica ocorra de forma segura, eficiente e alinhada às melhores práticas internacionais.
A AIR avalia, entre outros aspectos, a segurança dos componentes dos veículos elétricos, a regulação de carregadores e baterias, a padronização das estações de recarga, a homologação de empresas instaladoras e a autonomia dos veículos. O estudo também prevê o desenvolvimento de uma infraestrutura laboratorial robusta para ensaios e certificações.

Parcerias e padronização internacional
O GT de Eletromobilidade reúne representantes de entidades estratégicas como ANFAVEA, ABVE, CNI, ABNT, ABINIEE, SINDIPEÇAS, IQA, AEA, COBEI e LABELO, fortalecendo o diálogo entre governo, indústria e setor técnico. Essa articulação busca adaptar normas internacionais ao contexto brasileiro e consolidar uma base regulatória que estimule inovação e competitividade.
Dividido em dois subgrupos, o GT trabalha em frentes complementares apresentadas durante a conferência em Belém. O primeiro subgrupo, responsável pela AIR sobre equipamentos que compõem a infraestrutura de eletromobilidade, dedica-se às baterias de íon-lítio, analisando riscos de segurança, descarte e reciclagem, além de propor medidas de prevenção a incidentes e impactos ambientais.
O segundo grupo, voltado ao aperfeiçoamento das metodologias do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), estuda a regulação das estações de recarga de veículos elétricos, com foco em conectores, segurança e metrologia legal. A proposta é estabelecer diretrizes para a certificação e o funcionamento dos Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE).
Próximos passos
As próximas etapas incluem o desenvolvimento de uma metodologia comparativa baseada em análise multicritério, custo-benefício e avaliação de risco, além do mapeamento de referências internacionais e lacunas regulatórias no Brasil.
A meta, segundo o Inmetro, é consolidar uma estrutura de governança que defina claramente as competências do Instituto, do CONTRAN/Senatran e dos demais órgãos envolvidos.
Na COP 30, o Inmetro apresenta esses avanços dentro de uma agenda voltada à sustentabilidade e à eficiência energética. “A eletromobilidade é um pilar essencial da descarbonização. Nosso trabalho é garantir que essa transformação ocorra com qualidade, transparência e segurança para todos”, resume a equipe técnica do Instituto.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.