Honda e Nissan negociam fusão para 2025. Foto: Divulgação/Honda
A Honda e a Nissan negociam para assinar um memorando de entendimento para uma possível fusão entre as empresas, em 2025. O principal objetivo das empresas japonesas é ocupar uma posição melhor para competir no país e no exterior com a rival local Toyota, além da norte-americana Tesla e da chinesa BYD, três das maiores potências mundiais no ramo de veículos elétricos e híbridos.
Dentro do planejamento das marcas, também está o de, futuramente, expandir a parceria e agregar a Mitsubishi Motors, já que a Toyota adquiriu, recentemente, ações da Subaru, Suzuki Motor e Mazda, criando um grupo forte de marcas.
Mesmo sem ainda ter anunciado oficialmente a parceria, ambas emitiram declarações reiterando seus compromissos anteriores de cooperação.
“Nós informaremos nossos stakeholders sobre qualquer atualização no momento apropriado”, afirmou a Honda.
Parceria antiga
Em agosto de 2024, a Honda e a Nissan anunciaram uma parceria na área de pesquisa e desenvolvimento de software para veículos elétricos.
O acordo entre as empresas foi assinado com base no memorando de entendimento (MOU), realizado em 15 de março de 2024, sobre discussões em torno de parceria estratégica para a era da inteligência, eletrificação e desenvolvimento. As empresas acreditam que o campo do software, incluindo direção autônoma, conectividade e a inteligência artificial (IA) determinarão o valor dos veículos no futuro.
Ambas as montadoras japonesas acreditam que a inovação tecnológica será mais rápida no setor de software, no qual as duas empresas poderão combinar facilmente seus recursos, como conhecimento técnico e habilidades das pessoas.
À época, a Mitsubishi já havia sinalizado o desejo de entrar na parceria, mas acabou ficando de fora do acordo, na ocasião.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.