Canal VE

8 de maio de 2025

Híbridos plug-in lideram as vendas de VEs no mês de abril, no Brasil

GWM Haval 06

Os veículos PHEV tiveram grande destaque no mês de abril. Foto: Divulgação/GWM

As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) atingiram 14.759 unidades em abril de 2025. Esse é um crescimento de 2,6% em relação ao mês de  março, com grande destaque para modelos híbridos plug-in (PHEV), que representam mais da metade do mercado de eletrificados no país. 

Desde janeiro de 2025, o setor soma 54.683 unidades vendidas, sendo uma alta de 6,6% em comparação com o mesmo período de 2024.

O desempenho reflete o momento positivo do setor, que tem sido impulsionado pela diversidade de tecnologias disponíveis e pela maior presença de fabricantes no mercado nacional. 

Na comparação com os resultados de 2023, o avanço é ainda mais expressivo, sendo um salto de 180% nas vendas no primeiro quadrimestre, indicando um ritmo acelerado de consolidação da eletromobilidade no país.

 

Aumento nas vendas dos PHEV 

O principal destaque para o mês de abril foram os veículos híbridos plug-in, com 7.913 unidades vendidas, o que representa 53,5% do total de eletrificados no mês, sendo uma alta de 14% sobre março e 112% na comparação com abril de 2024. No acumulado do quadrimestre, os PHEV já somam 27.442 veículos, um salto de 91% em relação ao ano anterior.

A preferência por esse tipo de veículo reflete a busca dos consumidores por soluções que ofereçam eficiência elétrica com a autonomia do motor a combustão, especialmente diante da infraestrutura de recarga ainda limitada no país. A chegada dos modelos PHEV Flex, que combinam a tecnologia plug-in com a opção de uso de etanol, deve ampliar ainda mais a atratividade do segmento.

“O consumidor hoje pode escolher a tecnologia que melhor se adapta ao seu estilo de vida. A decisão já não se baseia apenas em consumo de combustível, mas em flexibilidade, eficiência e conveniência”, afirmou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.

Entre os demais eletrificados, os veículos 100% elétricos (BEV) totalizaram 4.702 unidades em abril, uma queda de 2% sobre março e de 30% em relação a abril de 2024. Já os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) responderam por 14,5% do total, com 2.144 unidades emplacadas.

 

Participação no mercado 

A participação dos eletrificados no mercado geral de automóveis e comerciais leves atingiu 7,5% em abril, segundo a Fenabrave. Os modelos plug-in (BEV e PHEV) representaram 85,5% do total de eletrificados no mês.

No recorte regional, 15 estados e o Distrito Federal registraram aumento nas vendas de eletrificados em abril, enquanto 12 estados tiveram uma queda. Os cinco municípios com maior volume de emplacamentos foram São Paulo (1.913), Brasília (1.467), Campinas (612), Rio de Janeiro (589) e Belo Horizonte (500).

Ler o Anterior

99 e Maggi iniciam parceria para expansão de VEs no interior de SP

Mais Popular