Canal VE

14 de agosto de 2025

GWM inicia testes no Brasil com caminhão movido a hidrogênio

Caminhão, sem carroceria, está pintado na cor azul

Caminhão da GWM Hydrogen chega ao Brasil para testes. Foto: Divulgação/GWM.

O primeiro caminhão movido a hidrogênio da GWM já está no Brasil para testes. O veículo é desenvolvido pela GWM Hydrogen powered by FTXT, subsidiária global dedicada a tecnologias de hidrogênio. A chegada ao Brasil faz parte dos planos da marca chinesa de desenvolver soluções de transporte pesado de cargas com zero emissão.

O caminhão desembarcou no Porto de Santos (SP) e seguiu para a fábrica da GWM em Iracemápolis (SP), onde passará por inspeções e validações antes de iniciar seus testes de rodagem. A primeira aparição pública do veículo acontecerá no dia 15 de agosto de 2025, durante a inauguração da fábrica no interior de São Paulo. 

“A chegada deste caminhão representa mais do que um marco tecnológico: é o início da construção de um ecossistema de hidrogênio no Brasil, com parcerias estratégicas e soluções adaptadas à nossa realidade”, afirma Davi Lopes, head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.

Caminhão azul da GWM Hydrogen
Caminhão está na fábrica da GWM em Iracemápolis. Foto: Divulgação/GWM.

Validação técnica

De acordo com a GWM, a equipe de engenharia de produto da montadora, em parceria com especialistas vindos da China, dará início, ainda neste mês, à inspeção técnica do caminhão, com foco inicial na verificação da integridade e desempenho da bateria elétrica.

O veículo conta com uma bateria de 105 kWh de capacidade, e um conjunto de cilindros com capacidade para 40 kg de hidrogênio, que alimentam as células a combustível para gerar eletricidade. O sistema de frenagem regenerativa (Kers), presente no veículo, também recupera energia em desacelerações e frenagens.

Os primeiros testes com o sistema de hidrogênio estão programados para setembro, em parceria com universidades brasileiras, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), que já conta com infraestrutura para abastecimento de hidrogênio a partir do etanol, tecnologia desenvolvida no Brasil para produzir hidrogênio de baixo carbono.

“Estamos falando de uma tecnologia que une o melhor dos dois mundos: a robustez de um caminhão elétrico e a autonomia proporcionada pelo hidrogênio verde, com um processo de abastecimento rápido e zero emissões do tanque a roda”, destaca Lopes.

Visão da cabine do caminhão da GWM
Caminhão movido a hidrogênio da GWM passará por testes no Brasil. Foto: Divulgação/GWM.

Pesquisa e desenvolvimento

Conforme comunicado divulgado pela GWM, inicialmente, os testes terão caráter essencialmente de pesquisa e desenvolvimento, com foco na transferência de conhecimento para as equipes brasileiras e na colaboração com centros de pesquisa e universidades.

Antes de iniciar a rodagem em vias públicas, o veículo passará por avaliações de suspensão, desempenho e segurança em pistas de prova no interior de São Paulo. Inicialmente, a operação será feita sem carga, evoluindo gradualmente para condições reais de transporte. 

O objetivo é coletar dados sobre hábitos de condução no Brasil e entender como temperatura, altitude, tipo de pavimento e condições de rodagem influenciam a eficiência do sistema.

Visão traseira do caminhão da GWM
Bateria do caminhão da GWM Hydrogen tem 105 kWh de capacidade. Foto: Divulgação/GWM.

Experiência na China

A FTXT é a subsidiária da GWM na China responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de célula a combustível. Fora do país asiático, ela adota a marca GWM Hydrogen, reforçando o posicionamento global da empresa no segmento. 

Atualmente, mais de 30 mil unidades semelhantes já circulam na China, mas este é o primeiro modelo a operar em território brasileiro — o que permitirá verificar o desempenho em climas e topografias diversas, além de identificar oportunidades de melhoria.

Os testes no Brasil fazem parte dos esforços de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da GWM dentro do Programa Mover, do governo federal, e se alinham ao plano global da companhia de neutralizar suas emissões de carbono até 2045.

Ler o Anterior

Ônibus elétricos biarticulados da Volvo integrarão BRT em Goiânia

Ler o Próximo

Lecar apresenta primeira picape híbrida flex no Brasil, a Campo

Mais Popular