Iniciativa ressalta o compromisso da GWM com a transição energética no país. Foto: Divulgação/GWM
A GWM Brasil enviou 100 veículos eletrificados à COP30 — 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas —, destinados aos organizadores do evento, governo brasileiro, chefes de Estado de outros países, delegações estrangeiras e outras autoridades.
Entre os veículos enviados estão o Wey 07, Tank 300 e Haval H6, todos híbridos plug-in. As 100 unidades já estão no centro de armazenamento da concessionária Revemar, grupo responsável pela comercialização dos modelos da GWM em Belém (PA), cidade-sede da conferência.
“A presença da GWM na COP30 com uma frota diversificada de eletrificados reafirma nosso compromisso com a transição energética para uma mobilidade mais limpa e com a construção de um futuro sustentável. A iniciativa traduz, na prática, a estratégia global da GWM de investir em tecnologias de baixo carbono e contribuir de forma concreta para a redução das emissões e para o avanço da agenda climática mundial”, afirma o diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil, Ricardo Bastos.

Barco a hidrogênio
Outra ação importante da empresa no evento é a apresentação do Explorer H1, um barco de grande porte movido a hidrogênio — por meio da tecnologia GWM Hydrogen powered by FTXT. O projeto é resultado de um trabalho conjunto da GWM com o Grupo Náutica, JAQ e Itaipu Parquetec.
Essa tecnologia já é usada no Brasil pela marca em um caminhão GWM Hydrogen, ainda em fase de testes. Segundo a empresa, tal forma de combustível é uma alternativa para reduzir o impacto ambiental e o carbono emitido pelo transporte náutico.
“A participação da GWM neste projeto mostra como a empresa está pronta para contribuir com soluções sustentáveis na prática e em diferentes setores da mobilidade. A COP30 será um palco global para mostrar o potencial transformador do hidrogênio verde”, completa Bastos.

Mudanças climáticas
A COP30 tem como objetivo discutir e negociar soluções para combater as mudanças climáticas globais, como a redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação aos impactos climáticos e financiamento para o desenvolvimento sustentável. A conferência reúne, entre 10 e 21 de novembro de 2025, líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.