
Chevrolet Spark EUV será produzido no Ceará. Foto: Divulgação/GM.
A Chevrolet anunciou que vai produzir o Spark EUV no Brasil, no Polo Automotivo do Ceará, em Horizonte (CE). A primeira fase será realizada na modalidade SKD (Semi Knocked-Down), em que o carro chega parcialmente montado em kits, restando o acabamento. Depois, segundo a empresa, o carro será fabricado integralmente no país.
A nacionalização do SUV 100% elétrico da marca acontece em um momento de crescimento da mobilidade elétrica no país, com expectativa de que mais de 200 mil veículos eletrificados sejam comercializados no Brasil até o fim do ano, segundo a ABVE.
O anúncio foi realizado por Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, durante lançamento oficial para jornalistas especializados em Brasília. O Canal VE está presente no evento.
“Mais do que um novo modelo, o Spark EUV nasce com a missão de democratizar a eletrificação. Trata-se de um SUV elétrico inédito no segmento de acesso oferecido por uma marca consolidada, ampliando a confiança e a atratividade da categoria. Ele dialoga não apenas com consumidores de perfil vanguardista, mas também com aqueles que sempre quiseram ter um carro elétrico e agora encontram essa possibilidade com o respaldo de uma marca forte e presente no Brasil há 100 anos”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.
Desenvolvido no Brasil
De acordo com a Chevrolet, o projeto do carro é global, incluindo a participação da engenharia da GM América do Sul. Segundo a marca, o trabalho envolveu mais de 150 mil quilômetros de validações em diferentes condições, do tráfego intenso de São Paulo às estradas áridas do Peru. Como resultado, o Spark EUV entrega dirigibilidade refinada e robustez estrutural superior, além de uma altura em relação ao solo ideal para enfrentar os pisos irregulares típicos encontrados por aqui.
Com a versão Activ, exclusiva para a região, o Spark EUV se destaca pelo conjunto de atributos que combinam praticidade e inovação. O design boxy reforça a robustez típica de SUVs, enquanto o interior foi pensado para maximizar o espaço e o conforto em um automóvel de quatro metros de comprimento.
A bateria LFP de 42 kWh permite recarga rápida de 30% a 80% em apenas 35 minutos e garante autonomia de 258 km pelo ciclo do Inmetro. O motor 100% elétrico tem 75 kW (101 cv) de potência e 180 Nm (18,3 kgfm) de torque, para uma aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 11 segundos.
Pegada urbana
Se por fora, o Spark EUV aposta em um design divertido, que transmite robustez e uma personalidade marcante, por dentro também surpreende pela qualidade e pela atenção ao detalhe. O painel digital configurável de 8,8” e a central multimídia de 10,1” organizam as principais funções de forma clara e intuitiva, com integração para Android Auto/Apple CarPlay. Além disso, o carro possui 28 porta-objetos.
Outro destaque é o porta-malas, com dois compartimentos distintos. são 355 litros no compartimento traseiro, que podem chegar a 916 litros com os bancos rebatidos, e mais 35 litros sob o capô dianteiro, ideais para objetos do dia a dia.
Entre os itens de série, o Spark EUV Activ oferece seis airbags, banco do motorista com ajuste elétrico de assento e encosto, além de regulagem de altura do volante e personalização eletrônica da sensibilidade dos pedais de acelerador e freio. O modelo conta também com freio de estacionamento eletrônico com assistente de partida em rampa e disco nas quatro rodas, câmera 360°, sensor de chuva e crepuscular com faróis de comutação automática entre luz baixa e alta, além de um pacote completo de segurança que inclui alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.
Cores e preço
A paleta de cores do Spark EUV reflete brasilidade em seis opções: Azul Atlântico, Azul Anil, Amarelo Canário, Cinza Redentor, Preto Rio Negro e Branco Cupuaçu. Nas quatro primeiras, o modelo recebe teto contrastante, detalhe que acentua a modernidade do design. O acabamento interno pode ser em tom claro ou escuro, definido de acordo com a cor externa. O preço sugerido para o Spark EUV é R$ 159.990.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.