
A ltium Cells é uma joint venture operada pela GM e pela LG Energy Solution. Foto: Divulgação/GM
A General Motors está acelerando sua estratégia de eletrificação com novos investimentos na produção de baterias nos Estados Unidos. Por meio da Ultium Cells, uma joint venture com a LG Energy Solution, a empresa anunciou que a unidade de Spring Hill, no Tennessee, será responsável pela fabricação de células com tecnologia LFP (fosfato de ferro-lítio), com início da produção comercial previsto para o fim de 2027.
A planta também se prepara para a próxima etapa: a produção em larga escala de células LMR (ricas em lítio e manganês), que prometem aliar autonomia, custo competitivo e desempenho.
Spring Hill lidera nova fase da estratégia de baterias da GM
Com fábricas em Spring Hill e Warren (Michigan), a Ultium Cells já garante à GM uma das maiores capacidades de produção de células de bateria OEM dos EUA. A chegada da tecnologia LFP, popular por seu custo mais baixo, marca um movimento para reindustrializar esse tipo de produção em solo americano.
Além disso, a GM será a primeira montadora a produzir células prismáticas LMR em escala comercial. A meta da empresa é ampliar o portfólio de veículos elétricos com diferentes tecnologias, atendendo desde modelos de entrada, como o Chevrolet Bolt, até picapes e SUVs de maior porte.
Michigan investe em desenvolvimento
Enquanto prepara novas linhas em Spring Hill, a GM também avança na etapa de desenvolvimento. Na cidade de Warren, foi instalada a viga final do novo Centro de Desenvolvimento de Células de Bateria Anker-Johnson, uma estrutura de 46 mil m², que, ao lado do já existente Centro Wallace, recebeu investimento de cerca de US$ 900 milhões.
O novo centro será responsável por validar conceitos, acelerar processos e levar as baterias LMR à produção antes da concorrência. O objetivo é reduzir em até um ano o tempo entre a pesquisa e o início da fabricação, além de garantir padrões elevados de desempenho, autonomia e velocidade de recarga, pontos estratégicos para aumentar a adoção de VEs.
Com esse conjunto de ações, a GM reforça seu compromisso na busca de liderar o setor elétrico nos EUA, com produção local, soluções mais acessíveis e inovação tecnológica voltada à próxima geração de veículos elétricos.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.