
Mari Barra, presidente da GM e Euisun Chung, presidente executivo do Hyundai Group. Foto: Divulgação/Hyundai
A Hyundai e a General Motors (GM) anunciaram planos para os primeiros cinco veículos que serão desenvolvidos em conjunto, com destaque para a introdução de modelos híbridos voltados para a América Central e do Sul, e uma van comercial 100% elétrica destinada ao mercado norte-americano.
Como parte da colaboração estratégica firmada em 2024, as empresas planejam desenvolver uma linha diversificada de veículos com tecnologias de propulsão sustentáveis. Quatro desses modelos – um SUV compacto, um carro de passeio, uma picape leve e uma picape de médio porte – terão versões com motores de combustão interna e sistemas híbridos. Já a van elétrica será produzida nos Estados Unidos e lançada em 2028, atendendo à crescente demanda por veículos comerciais com emissão zero.
Produção
A expectativa é que esses modelos desenvolvidos em conjunto ultrapassem 800 mil unidades produzidas por ano.
A GM será responsável pela plataforma de caminhões de médio porte, enquanto a Hyundai liderará o desenvolvimento do veículo compacto e da van elétrica. Ambas as marcas compartilharão plataformas e tecnologia, mas manterão identidade visual e design exclusivos em seus produtos.
“O desenvolvimento conjunto de veículos híbridos e elétricos mostra nosso compromisso com a mobilidade sustentável e com as necessidades regionais dos nossos clientes”, afirma José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company. “A colaboração com a GM nos permite combinar forças para oferecer tecnologia de ponta e eficiência.”
Já Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM, reforça que “os novos veículos atenderão os maiores segmentos da América Central e do Sul, ao mesmo tempo em que ampliam a atuação da GM no segmento comercial norte-americano com uma solução elétrica moderna e eficiente.”
Além do desenvolvimento dos veículos, Hyundai e GM planejam cooperação em logística, fornecimento de peças, materiais e até exploração conjunta de aço de baixa emissão de carbono, alinhando-se ao compromisso de ambas com a produção sustentável.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.