Novo GAC Aion UT vem para disputar com hatchbacks como o BYD Dolphin Mini. Foto: Divulgação/GAC
A GAC iniciou a pré-venda do novo GAC Aion UT na China. O novo modelo será um hatchback elétrico, que surge como um competidor direto aos modelos rivais BYD Dolphin Mini, GWM Ora 03, Geely Geome Xingyuan, Dongfeng Nammi 01, JAC Yiwei 3 e Baojun Cloud.
Disponível em três versões, os veículos serão comercializados inicialmente apenas na China, e os preços irão variar entre 89.800 e 109.800 yuan (aproximadamente R$ 75 mil a R$ 92 mil).
No Brasil, a montadora iniciará a comercialização de veículos já no primeiro trimestre de 2025. O plano estratégico contempla, inicialmente, a importação dos modelos, com a previsão de instalação de uma fábrica local no segundo semestre de 2026.
GAC Aion UT
O Aion UT foi concebido como um hatchback compacto, ideal para o uso urbano, com um design moderno e arrojado. Seu visual se destaca pelos faróis de LED, colunas escurecidas e lanternas traseiras em formato de “C”. Com 4.270 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.575 mm de altura, e um entre-eixos de 2.750 mm, o modelo oferece mais espaço interno do que o BYD Dolphin, sendo considerado pela GAC um dos mais espaçosos da sua categoria.
No interior, o Aion UT combina tecnologia e conforto, com uma tela central de 14,6 polegadas e um painel digital de 8,8 polegadas. O sistema multimídia oferece integração com HiCar, CarLink e Apple CarPlay, além de um assistente de voz inteligente que permite controlar funções como ar-condicionado, navegação e ajustes dos assentos. A segunda fileira de bancos conta com dois apoios de cabeça, mas não dispõe de descanso de braço para os passageiros traseiros em nenhuma versão.
O modelo é movido por um motor elétrico síncrono de ímã permanente, que entrega 100 kW (134 cv) de potência. Sua bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 44 kWh garante uma autonomia de até 420 km, conforme o ciclo CLTC. O Aion UT tem uma velocidade máxima de 150 km/h e, ao utilizar carregadores rápidos DC, pode recarregar de 30% a 80% em apenas 24 minutos.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.