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Fundo de R$ 494 mi impulsiona ônibus elétricos no Brasil

Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos do Brasil promete transformar o transporte público e reduzir as emissões nas cidades brasileiras. Foto: Divulgação/Gov

O Ministério das Cidades anunciou a criação do Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos do Brasil, que deve mobilizar 80 milhões de euros (R$ 493,9 milhões) em recursos e atrair até 450 milhões de euros (R$ 2,7 bilhões) em investimentos privados até 2030. O objetivo é viabilizar a chegada de mais 1.700 ônibus elétricos para as cidades brasileiras.

O anúncio ocorreu durante o Fórum de Líderes Locais da COP30. A iniciativa, inédita, é voltada a impulsionar a transição para o transporte público de baixo carbono. O novo fundo tem o objetivo de ampliar a frota de ônibus elétricos e financiar a instalação de infraestrutura de recarga em diferentes regiões do país.

 

Mobilidade sustentável 

Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, o novo instrumento reforça o compromisso do país com o desenvolvimento urbano sustentável. “Ao promover a mobilidade sustentável e o desenvolvimento urbano equitativo, fortalecemos a capacidade das cidades de enfrentar a crise climática e melhorar a vida cotidiana das pessoas”, afirmou.

O fundo se soma a outras ações do governo federal para apoiar estados e municípios na substituição de frotas movidas a diesel por veículos elétricos. A meta é acelerar a transição para um transporte público mais limpo, silencioso e eficiente, reduzindo emissões, custos operacionais e impactos ambientais, e tornando as cidades brasileiras mais sustentáveis.

 

Parceria internacional 

O mecanismo é fruto de uma parceria entre o Ministério das Cidades, Bloomberg Philanthropies, BTG Pactual, Mitigation Action Facility e WRI Brasil. A iniciativa também contou com o apoio técnico do ITDP Brasil, da Catalytic Finance Foundation e da rede C40 Cities.

A proposta busca resolver a dificuldade das cidades em acessar crédito acessível e de longo prazo para projetos sustentáveis, um dos principais gargalos da descarbonização do transporte. Ao reduzir o risco para investidores, o fundo pretende tornar os projetos de eletrificação mais atrativos e viáveis financeiramente.

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