Canal VE

29 de abril de 2024

Peugeot cria expectativas para o lançamento do E-5008 na Europa

Peugeot E-5008 é um SUV de grande porte

Peugeot E-5008 será lançado na Europa no segundo semestre. Foto: Divulgação/Stellantis.

A Peugeot prepara o lançamento do E-5008, SUV 100% elétrico com espaço para sete passageiros e autonomia anunciada de até 660 km — o alcance ainda passa por homologação no ciclo WLTP (europeu). A estreia do novo modelo deve ocorrer no segundo semestre, na Europa, mas a marca do Leão decidiu antecipar alguns detalhes do utilitário esportivo. 

Projetado desde o início como um modelo elétrico, o novo E-5008 se beneficia de uma gama de três trens de força elétricos com emissão zero, incluindo uma versão de longo alcance e uma versão AWD com motor duplo (210 cv, 230 cv de longo alcance e 320 cv Dual Motor com tração nas 4 rodas). Há ainda versões híbridas. (leia mais abaixo)

A bateria de íons de lítio de alta tensão de 400 V, com sua composição química NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), é colocada sob o assoalho e alimenta o motor elétrico para a tração do veículo.

O gerenciamento térmico da bateria utiliza a circulação do líquido de arrefecimento. Isso garante um carregamento ultrarrápido, alcance otimizado e maior vida útil.

Montado na plataforma STLA Medium, da Stellantis, o E-5008 é o primeiro veículo a utilizar uma configuração alongada dessa plataforma. O comprimento total é de 4,79 m, enquanto a distância entre-eixos é de 2,90 m. O modelo ainda tem 1,89 m de largura, e 1,69 m de altura.

Visão lateral do Peugeot E-5008
Peugeot E-5008 tem 4,91 metros de comprimento. Foto: Divulgação/Stellantis.

Versões híbridas

Para apoiar os clientes ainda em transição para a eletrificação total, a Peugeot oferece duas versões com motorização híbrida.

O 5008 Hybrid 136 e-DCS6 é um HEV de 48V, que consiste em um motor a gasolina de 136 cv de nova geração acoplado a uma caixa de câmbio de dupla embreagem de 6 velocidades que incorpora um motor elétrico. Graças a uma bateria que é recarregada durante a condução, essa tecnologia oferece torque extra em baixas rotações do motor e uma redução no consumo de combustível de até 15% (5,8 l/100 km no ciclo combinado WLTP). Na condução urbana, o novo 5008 Hybrid 136 e-DCS6 pode operar até 50% do tempo no modo 100% elétrico com emissão zero.

Além desse, ainda há a opção do híbrido Plug-In (PHEV) 195 e-DCS7, que combina um motor elétrico de 92 kW com um motor de combustão interna de 150 cv. Segundo a fabricante, a bateria de alta capacidade proporciona uma autonomia 100% elétrica de mais de 80 km. Essa versão é equipada com um tanque de combustível de 60 litros, o que lhe confere uma autonomia recorde.

Visão interna do painel do Peugeot E-5008
Acabamento refinado no interior do Peugeot E-5008. Foto: Divulgação/Stellantis.

Acabamento e conectividade

O E-5008 adota uma abordagem sofisticada pela simplicidade, com laterais muito suaves, despojadas e verticais, cujo refinamento é ressaltado pela ocultação das vedações das janelas laterais nas portas.

No interior, uma tela panorâmica flutuante de 21″ promete colocar os passageiros em um ambiente high-tech e intuitivo. 

O novo E-5008 estará disponível em uma gama de seis cores: Azul Obsession, Azul Ingaro, Branco Okenite, Preto Pearl, Cinza Artense e Cinza Titanium. Na versão GT, um acabamento de pintura em dois tons com um teto preto brilhante é oferecido como padrão.

Visão interna do Peugeot E-5008 na configuração de sete lugares
Espaço interno é um dos diferenciais do Peugeot E-5008. Foto: Divulgação/Stellantis.

Assistência na condução

De acordo com o comunicado, o novo E-5008 foi projetado para ter uma condução fácil, oferecendo agilidade e eficiência nas estradas e nos trajetos urbanos. Para facilitar as manobras, o E-5008 é equipado de série com uma câmera traseira que oferece ao motorista dois ângulos: visão traseira ou visão panorâmica. Essa câmera é equipada com um bocal de limpeza para manter uma imagem perfeita em todas as condições.

Com o sistema Drive Assist Plus 2.0, o Peugeot E-5008 auxilia o motorista usando todos os sensores do carro (câmeras, radar, etc.) e informações do sistema de navegação conectado.

São mais de 40 sistemas de assistência à condução e equipamentos de segurança e um passo mais próximo da condução semi-autônoma.

Já o porta-malas é um diferencial do carro. Na configuração de sete lugares, são 259 litros de capacidade. Já na configuração de cinco lugares, a capacidade aumenta para 748 litros. Há ainda a opção de estender a capacidade de carga na configuração para dois lugares, alcançando incríveis 1.815 litros de capacidade. 

Produzido na França, o E-5008 tem lançamento previsto para o segundo semestre na Europa. Não há previsão da chegada do modelo ao Brasil.

Visão da grade frontal do Peugeot E-5008
Grade frontal do Peugeot E-5008 chama a atenção. Foto: Divulgação/Stellantis.

Ler o Anterior

Fabricante chinesa Ankai lança novos ônibus elétricos no Brasil

Ler o Próximo

Carro elétrico x combustão: como calcular retorno do investimento?

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular