Canal VE

1 de julho de 2025

Fábrica da BYD na Bahia inicia produção de carros elétricos

Inauguração da fábrica da BYD na Bahia tem apresentação de carros

BYD inaugura oficialmente a fábrica de Camaçari, na Bahia. Foto: Divulgação/BYD.

O Brasil tem uma fábrica de carros elétricos. O primeiro BYD Dolphin Mini brasileiro foi apresentado ao público pela primeira vez em 1º de julho de 2025, data em que o complexo industrial de Camaçari foi oficialmente inaugurado pela greentech chinesa, escrevendo um novo capítulo para a indústria automotiva brasileira.

Além do Dolphin Mini — que ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades produzidas no mundo —, a BYD também produzirá no Brasil os híbridos Song Pro (GL/GS) e King (GL/GS). “A BYD é uma empresa feita por engenheiros e uma das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Toda essa tecnologia agora está presente na nossa fábrica brasileira”, disse Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD Américas e Europa, presente na inauguração.

“Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção. Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina. Escolhemos a Bahia pela força de seu povo, pela mão de obra capacitada e por acreditarmos no potencial transformador dessa região”, discursou.

A BYD também anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus, de Camaçari, vizinha da fábrica, é a primeira companhia oficialmente homologada.

Placa no alto da fábrica da BYD na Bahia indica "Avenida Brasil"
BYD reforça brasilidade em suas instalações em Camaçari. Foto: Divulgação/BYD.

Investimentos na fábrica

A BYD investiu cerca de R$ 5,5 bilhões no complexo industrial de Camaçari, que ocupa uma área de 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. Inicialmente, a fábrica tem capacidade para a produção anual de 150 mil veículos, e tem expansão planejada para 300 mil veículos na segunda fase.

De acordo com a BYD, a planta iniciará as operações em sistema SKD (Semi Knocked-Down), evoluindo gradualmente para produção nacional completa — incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local. Há ainda planos para o desenvolvimento de um motor híbrido flex, chamado de 1.5 DMi, que será desenvolvido em conjunto por pesquisadores brasileiros e chineses. A ideia é aproveitar o etanol. 

Quando todas as fases estiverem concluídas, o projeto deverá gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.

Linha de montagem do Dolphin Mini tem arcos de luzes brancas no topo
Linha de montagem do BYD Dolphin Mini em Camaçari (BA). Foto: Divulgação/BYD.

Tecnologia de última geração

A linha de montagem da BYD no complexo industrial de Camaçari é uma das mais modernas do mundo. Um sistema de sequenciamento inteligente prioriza a produção de modelos com maior demanda. Os carros podem ser rastreados em tempo real enquanto avançam pela linha. A instalação de vidros e fixação de baterias são automatizadas por meio de robôs. Segundo a marca, o uso do espaço é tridimensional, o que aproveita cada pequenos espaço de maneira eficiente.

“Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. Esse complexo fabril representa uma vitória da inovação, da sustentabilidade e da confiança no Brasil. A BYD chega com tecnologia, investimentos e propósito: fazer parte do próximo capítulo do setor automotivo nacional. O que estamos vendo hoje na Bahia é um marco na reindustrialização do país e um grande salto tecnológico. A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros”, disse Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil.

Entrada da fábrica da BYD na Bahia tem mensagem de boas-vindas
Entrada da nova fábrica da BYD, em Camaçari, na Bahia. Foto: Divulgação/BYD.

Ler o Anterior

Imposto de importação de carros elétricos e híbridos tem reajuste

Mais Popular