São Paulo recebeu recebeu as três primeiras unidades. Foto: Divulgação/Eletra
A cidade de São Paulo recebeu as três primeiras unidades de ônibus articulados 100% elétricos para somar a frota municipal. Entregue pela Eletra, o modelo de 21,5 metros de comprimento e capacidade para 146 passageiros é equipado com o powertrain elétrico, desenvolvido em parceria com a WEG.
Essa foi a primeira entrega de um lote de 27 veículos para a Viação Metrópole Paulista. Com dois motores elétricos acoplados, o veículo consegue trafegar com agilidade e segurança em rampas de até 20% de inclinação, performance equivalente à dos maiores ônibus a diesel, porém com zero emissão de poluentes e operação silenciosa.
Milena Braga Romano, presidente da Eletra, destaca que essa entrega para São Paulo representa o futuro da mobilidade urbana: silencioso, potente, limpo e inclusivo. “Cada viagem desse articulado é uma demonstração prática de que podemos oferecer à população um transporte de massa que respeita as pessoas e o meio ambiente, sem abrir mão da robustez e da confiabilidade que uma metrópole como São Paulo exige”, diz.
Avanço da eletromobilidade
O articulado elétrico da Eletra conta com sistema de regeneração de energia que recupera a energia das frenagens, armazenando-a nas baterias. O controle eletrônico integrado (e-CSI) gerencia todos os sistemas para máxima eficiência, e o ar-condicionado opera sob demanda, evitando desperdício.
A entrega dos articulados acontece em um momento de forte expansão da Eletra em São Paulo. Recentemente, a empresa forneceu 105 ônibus elétricos básicos para as empresas Transunião e Allibus, que atuarão na Zona Leste, consolidando sua presença em 17 garagens da capital.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.