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2 de janeiro de 2025

DHL Express projeta aumento de 40% da frota elétrica até 2026

Caminhão elétrico da DHL é todo na cor amarela, com marca DHL destacada em vermelho

Caminhão elétrico da DHL contribui para a descarbonização da logística da empresa no Brasil. Foto: Divulgação/DHL.

A DHL Express está projetando aumentar em 40% o número de veículos elétricos de sua frota até 2026. Atualmente, a empresa de distribuição e logística conta com 147 veículos, e quer aumentar esse número para 205 por meio de suas unidades de negócios Express e Supply Chain.

Atualmente, a frota elétrica da distribuidora – composta por

caminhões, carros, bicicletas e motos – representa 15%. Segundo a DHL, a marca quer investir ainda mais em um futuro verde e reduzir as emissões de 33 milhões de toneladas em 2020 para menos de 29 milhões de toneladas até 2030.

“O nosso objetivo é zerar as emissões de carbono até 2050. Para isso, investiremos 7 bilhões de euros até 2030 em operações limpas, iremos eletrificar menos 60% de veículos de entregas (last mile) e promover quota de combustível sustentável em linha de transporte para >30% em 2030”, comentou Cinthia Katachinsky, gerente de marketing da DHL Express.

Vans elétricas da DHL tem cor predominantemente amarela, com a marca da DHL em vermelho
DHL Express Brasil vai priorizar veículos elétricos para renovar a frota. Foto: Divulgação/DHL.

Logísticas sustentáveis

O plano da DHL, com o aumento no número de transportes elétricos, é a diminuição de custos operacionais, com menor consumo de energia e redução de desperdícios.

A eficiência operacional também é muito visada pela empresa, já que práticas sustentáveis frequentemente resultam em maior eficiência, como a otimização de rotas e a utilização de veículos elétricos de acordo com a sua capacidade, assim como a mobilidade. 

Um grande exemplo é nos Países Baixos, onde as coletas e entregas são realizadas por barcos no rio Amstel, bem como o uso de bicicletas para locomoção e entregas na maior parte da cidade.

Representação gráfica do carro Gen3 EVO da Fórmula E
São Paulo foi a primeira cidade a testemunhar o novo carro da Fórmula E, o Gen3 EVO, em competição. Foto: Divulgação/Fórmula E.

Patrocínio na Fórmula E

Um dos grandes marcos da DHL em 2024 foi o patrocínio da Fórmula E. A companhia foi a responsável pelo transporte do novo carro de corrida GEN3 Evo, um marco tecnológico no automobilismo.

“Hoje, a DHL Group é o maior comprador de combustível sustentável mundialmente. Foram comprados mais de 8 milhões de galões de SAF. O SAF é uma alternativa verde ao querosene de aviação, obtido a partir de matérias-primas como óleo de cozinha, resíduos orgânicos, milho, cana-de-açúcar, hidrogênio e síntese de CO2”, explicou Cinthia.

De acordo com ela, por ter estrutura química semelhante aos combustíveis aeronáuticos convencionais de origem fóssil, o SAF pode ser misturado com querosene em aeronaves e gerar uma redução de até 80% das emissões de CO2. 

Além disso, não há necessidade de adaptação dos motores dos aviões e proporciona a redução ou até mesmo a eliminação de outras emissões nocivas, como as partículas de enxofre.

“Cada vez mais, tanto na Fórmula E quanto na Fórmula 1, o calendário de corridas está se adequando para que as corridas sejam em localidades próximas, evitando voos intercontinentais. A logística dos carros, equipamentos e demais materiais na Europa são transportados por caminhões elétricos que reduzem a emissão do carbono em 80%. Assim, poderíamos fazer o mesmo procurando novos fornecedores em mercados mais próximos, como países da América Latina”, acrescentou.

“Portanto, além do transporte da Fórmula E, outras aeronaves e empresas podem se beneficiar, já que o combustível está disponível para demais empresas aéreas. Outro destaque é o descarte consciente. Na Fórmula E, durante treinos e corridas, o descarte de cada resíduo, seja químico ou corrosivo, é feito corretamente”, finalizou Cinthia Katachinsky.

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