Canal VE

18 de maio de 2024

Criciúma capacita os servidores públicos para utilização do e-JS1

Capacitação de funcionários públicos de Criciúma (SC) para usar os carros elétricos da cidade

Capacitação foi realizada para 100 funcionários da Prefeitura de Criciúma (SC). Foto: Divulgação/Prefeitura de Criciúma

A Prefeitura de Criciúma, que recentemente trocou modelos a combustão por veículos elétricos e-JS1, da JAC Motors, capacitou servidores públicos para a utilização desses modelos. Ao todo, 100 pessoas participaram do treinamento promovido pela Escola Municipal de Governo (EMG) de Criciúma.

Segundo a Prefeitura de Criciúma, a capacitação foi feita para mostrar as diferenças entre o carro elétrico e os modelos a combustão e mostrar os cuidados especiais que veículos elétricos precisam ter, como por exemplo na hora da recarga.

“O carro elétrico tem suas diferenças em relação a um carro a combustão. Por conta disso, a gente viu por bem realizar uma capacitação com os principais motoristas que nós temos dentro do quadro de colaboradores, para eles entenderem as diferenças e aprenderem sobre os cuidados necessários em relação a esses veículos”, comenta Tiago Pavan, secretário-geral da Administração Municipal.

Os veículos foram entregues há duas semanas e o uso terá início após esse período de capacitação dos funcionários.

“Tem muito mito e resistência, por ser uma tecnologia nova e, também, por uma questão de sustentabilidade. O e-JS1 é um veículo que não emite nenhum tipo de poluente e, praticamente, 100% silencioso, não tendo nenhum tipo de ruído. É importante para os condutores verem que eles estão em um carro 100% confiável”, explica Bruno Oliveira Fernandes, consultor de eletromobilidade da JAC Motors.

Instruções necessárias

A preparação realizada pelos funcionários da Prefeitura de Criciúma é necessária para novos condutores de veículos elétricos. Não há diferenças em conceitos básicos de direção, mas sim em alguns pontos para manutenção, recarga e outros detalhes a serem observados durante a condução de um carro elétrico.

Quando se fala em modelos elétricos, o primeiro ponto a se atentar são os momentos necessários de recarga e como realizar da maneira correta, com segurança. Essa capacitação, quando se fala em frotas elétricas, passa a ser essencial, buscando o melhor desempenho desses modelos. 

Apesar de ser uma adaptação extremamente simples, trata-se de veículos com características novas, com novas tecnologias e merecem um olhar mais atento, como tudo o que é relativamente novo.

Ler o Anterior

Carro elétrico x combustão: como calcular retorno do investimento?

Ler o Próximo

Tesla tem demissão em massa após queda nas vendas em 2024

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular