
População pode contribuir até 18 de agosto pela plataforma Brasil Participativo. Foto: Divulgação/Edson Lopes Jr./Secom.
O Governo Federal abriu a consulta pública do Plano Setorial de Mitigação de Transportes, que discutirá diretrizes e metas para a descarbonização do transporte no Brasil. A população pode contribuir até 18 de agosto de 2025 pela plataforma Brasil Participativo.
O documento, parte do Plano Nacional de Mudança do Clima, aborda um conjunto de ações que busca reduzir a dependência de combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no planeta, priorizando entre seus eixos, a eletrificação de frotas na mobilidade urbana e a infraestrutura de recargas.
O plano integra ações para os modais rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário, trazendo estratégias de eletrificação também no Plano Setorial de Cidades e Energia.
Ações
Para a mobilidade urbana, a eletrificação de frotas de transporte público e privado e o incentivo à adoção da eletrificação em vez do uso de combustíveis fósseis devem rondar os planos para todos os modais.
Entre as ações impactantes e estruturantes deste Plano, um dos pontos de destaque para o setor da eletrificação busca, por meio do Poder Público, disponibilizar até 2028 incentivos financeiros e fiscais para a substituição de veículos médios e pesados, embarcações rebocadores, locomotivas e aeronaves movidos a combustível fóssil por modelos movidos a eletricidade (bateria e célula de combustível), hidrogênio, biogás e combustíveis alternativos de baixa emissão de carbono.
No plano de cidades, a mobilidade urbana também reforça a substituir parte (ou total) a frota atual de transporte público por alternativas de baixa ou zero emissão de carbono, reduzindo a dependência do setor não apenas no uso de combustíveis fósseis mas também para incentivar a redução de uso de veículos individuais.
Outra meta para o mesmo ano também visa criar um programa para implementar infraestrutura abrangente de abastecimento, incluindo redes de recarga elétrica ultrarrápida, para promover com mais assertividade redução de carbono no setor de transportes.
Eletrificação de todas as frotas
Além da eletrificação de frotas de ônibus e o incentivo aos motoristas em utilizar no modal rodoviário o próprio veículo elétrico, a eletrificação em rebocadores, empurradores de barcaças e trens de carga também entram em pauta.
Devido ao alto valor de embarcações do tipo, o plano ainda considera a eletrificação da frota de veículos pesados no transporte regional de cargas e de passageiros um desafio. No entanto, deve ter uma participação baixa até 2035, sendo intensificada até 2050.
Segundo o documento, as estratégias buscam agir em curto, médio e longo prazo à luz do desenvolvimento sustentável e da justiça climática.
O conteúdo completo do plano está disponível no site do Ministério do Meio Ambiente.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.