
Inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 29 de agosto de 2025. Foto: Divulgação/SAE Brasil
Estudantes universitários que desejam se envolver no mercado de baterias de veículos elétricos podem se inscrever, até o dia 29 de agosto de 2025, na terceira edição do Jump Start, um programa estudantil que convida estudantes universitários de todo o país a mergulharem nos desafios da mobilidade sustentável.
Na edição 2025, a competição de inovação desafiará os participantes a desenvolverem soluções para o reaproveitamento, reuso, reciclagem ou descarte sustentável de baterias automotivas. O evento integra a programação do 32º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil, em parceria com a Toyota do Brasil.
A competição, de agosto a outubro, e reunirá 24 equipes formadas por 120 estudantes, selecionados entre os inscritos, sendo eles estudantes regularmente matriculados em cursos superiores (bacharelado, licenciatura e tecnólogo) de qualquer área do conhecimento. O valor simbólico de inscrição é de R$ 20, com toda a arrecadação destinada a uma instituição social.
As inscrições estão abertas até 29 de agosto de 2025, ou até o preenchimento das vagas, e podem ser feitas pelo site da
SAE Brasil.
Formação e mentoria para desenvolver soluções
O programa será realizado totalmente online, oferecendo trilhas formativas, oficinas, mentorias técnicas e conteúdos exclusivos sobre ESG, mobilidade e inovação. As equipes trabalharão de forma colaborativa até 8 de outubro, quando as cinco finalistas apresentarão seus pitches no palco principal do Congresso SAE Brasil, diante da alta liderança da indústria automotiva.
“Este ano, o desafio propõe uma abordagem mais ampla de inovação com impacto ESG. Queremos inspirar os estudantes a criarem soluções aplicáveis e conectadas às necessidades reais da indústria, especialmente no que tange ao destino das baterias em fim de vida”, falou Tulio Coletto, líder da mentoria de Transformação Digital da SAE Brasil e coordenador do Jump Start.
Para Denise Goto, responsável pela comunicação da Toyota, a iniciativa também representa uma oportunidade estratégica para recrutamento de talentos. “A Toyota tem total interesse em apoiar a iniciativa, que também é uma oportunidade estratégica para o recrutamento de talentos, visibilidade institucional e promoção de cultura de inovação”.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.