SUV da Volkswagen, CUPRA Tavascan, será o primeiro modelo a ter isenção. Foto: Divulgação
O Ministério do Comércio da China afirmou que mais empresas chinesas deverão fechar acordos de fixação de preços com a União Europeia (UE), no contexto das negociações sobre veículos elétricos.
A declaração foi feita pelo porta-voz da pasta, He Yadong, durante coletiva de imprensa que abordou a decisão da Comissão Europeia de conceder isenção tarifária a um SUV da Volkswagen – o modelo CUPRA Tavascan – fabricado na China. O modelo será importado sob um regime de preço mínimo e sistema de cotas.
Aproximação por veículos elétricos
Segundo o porta-voz, após várias rodadas de consultas, China e UE chegaram a uma “aterrissagem suave” no caso envolvendo veículos elétricos, dentro das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele afirmou que o desfecho foi amplamente bem recebido pela comunidade internacional e por setores industriais de ambos os lados.
De acordo com o consenso alcançado, as duas partes apoiam que empresas chinesas do setor utilizem de forma efetiva os compromissos de preço. O lado europeu publicou um documento de orientação elaborado durante as negociações bilaterais e se comprometeu a realizar avaliações de maneira não discriminatória, objetiva e justa, disse He.
O porta-voz destacou ainda que as indústrias automotivas chinesa e europeia são profundamente integradas e mutuamente benéficas. A expectativa é de que a UE implemente o consenso alcançado na reunião de líderes China-UE e os resultados das consultas sobre o caso.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.