O Lightyear 0 possui o recorde de carro mais aerodinamico do mundo. Foto: Divulgação/Lightyear.
Lightyear 0 é o nome do carro elétrico que leva em sua carroceria um painel fotovoltaico de 5 m2 que permite carregamento do conjunto de baterias também por energia solar. A startup holandesa Lightyear é a responsável pelo veículo sustentável, que começou a ser produzido em dezembro de 2022.
A empresa está utilizando as instalações da Valmet Automotive localizadas na Finlândia para montar as primeiras das 150 unidades já encomendadas.
Inicialmente, a Lightyear produzirá uma unidade por semana, mas a partir de 2023 a expectativa é que o número aumente para cinco por semana.
“É uma conquista como nunca antes para a indústria automobilística. E embora sejamos os primeiros, eu espero sinceramente, e creio, que não seremos os últimos”, disse Lex Hoefsloot, CEO e cofundador da Lightyear.
O carro apresenta a melhor aerodinâmica da história, graças ao seu coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,175. A avaliação foi feita em setembro deste ano em um túnel de vento na cidade de Stuttgart, na Alemanha.
De modo geral, esse índice quantifica qual a facilidade que um automóvel tem para atravessar um fluído, nesse caso, o ar. Quanto menor o número, mais aerodinâmico é o carro. Até então, o recorde pertencia ao Chevrolet EV1, que registrou 0,19 Cx.
Detalhes do carro solar
Além dos painéis solares, o carro tem um trem de força que atinge 97% de eficiência energética.
Utilizando a energia solar, o modelo consegue aumentar a autonomia de 700 km em 70 km por dia, podendo adiar o carregamento tradicional da bateria de 61,2 kWh em até 6 meses, dependendo de onde trafegue.
Com 177 cv de potência e pesando 1.575 kg, o cupê solar pode chegar até 160 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 10 segundos.
A empresa revelou que o preço desse modelo gira em torno de 250 mil euros, o equivalente a R$ 1,38 milhão, na cotação atual.
Para aqueles que acham o valor muito alto, a Lightyear tem planos de lançar o Lightyear 2 por US$ 30 mil, aproximadamente R$ 158 mil.
Jornalista no Canal VE. Já trabalhou com comunicação em diversas áreas, como: Saúde integrativa, engenharia industrial, segurança do trabalho e varejo. Recém graduado em Ciências Sociais pela UNICAMP e estudante de Comunicação Social pela PUC-Campinas.