
Superesportivo conquista seu 2º recorde de velocidade. Foto: Divulgação/BYD
O Yangwang U9 Xtreme, carro mais rápido do mundo, quebrou mais um recorde após concluir o circuito de Nürburgring Nordschleife em 6 minutos e 59 segundos. O supercarro superou o recorde anterior em mais de 5 minutos e foi o primeiro veículo elétrico a registrar um tempo abaixo dos 7 minutos.
O circuito de Nürburgring Nordschleife tem cerca de 20,8 km de extensão, grande variação de altitude e mais de 70 curvas, o que fez com que fosse um dos mais desafiadores do mundo. Por conta de sua dificuldade, ficou conhecido como “Inferno Verde”.
“Estamos dedicados a ultrapassar os limites do que pode ser alcançado por meio da tecnologia, e Nürburgring é um desafio tão lendário para carros e pilotos que é natural que nossos engenheiros persigam seus sonhos lá”, afirmou a vice-presidente executiva da BYD, Stella LI, parabenizando a equipe por mais essa conquista. “A edição limitada do U9 Xtreme provou que não é apenas o carro mais rápido do mundo em linha reta, mas também um veículo com o desempenho e as qualidades dinâmicas necessárias para quebrar recordes de volta em um circuito com uma grande variedade de curvas”, concluiu.
Brasileiro é o primeiro dono do veículo
A primeira unidade do carro mais rápido do mundo foi adquirida pelo empresário e piloto brasileiro Léo Sanchez. Vale destacar que o esportivo já havia quebrado o recorde mundial de velocidade, alcançando 496,22 km/h. Só existem 30 unidades disponíveis no mundo para venda.
O piloto responsável pela volta recorde foi Moritz Kranz. O alemão já possui uma experiência de quase 10 mil voltas no circuito em sua carreira e ressaltou o empenho da BYD e da YANGWANG no desenvolvimento do veículo. “Sem o trabalho intenso deles para equilibrar uma plataforma elétrica de alta potência com as difíceis exigências da configuração do chassi, este excelente tempo de volta não teria sido possível.”
O Yangwang U9 Xtreme conta com mais 3000 cv de potência e 4 motores de alto desempenho, cada um com capacidade para 30 mil rpm. Além disso é construído na primeira plataforma de ultra-alta tensão de 1200 V produzida em massa no mundo.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.