
VEs emitem 71% menos gases de efeito estufa. Foto: Freepik
Um novo estudo do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT) nos Estados Unidos mostrou que carros elétricos (BEV) são muito mais ecológicos do que veículos a combustão.
A análise mostra que VEs com autonomia de 480 km – e alimentados pela combinação média de rede elétrica nos EUA de 2024 a 2041 – emitem 71% menos gases de efeito estufa (GEE) do que os veículos de motor a combustão em toda a sua vida útil. Os VEs híbridos plug-in reduzem as emissões em 44% na comparação com os modelos a combustão (ICE, Internal Engine Combustion).
Olhando para a combinação média de rede elétrica dos EUA de 2030 a 2047, esses números de emissões dos BEVs são associados a 77% menos emissões de GEE, podendo se desenvolver ainda mais à medida que a rede elétrica se tornar ainda mais limpa após 2047.
Emissão de gases na fabricação
A análise leva em conta todas as etapas da vida útil de um automóvel: desde a extração de matérias-primas e fabricação até o descarte ou reciclagem.
A produção de baterias é a única etapa em que os BEVs saem em “desvantagem” comparados aos veículos a combustão, pois as emissões da produção de baterias, que são cerca de 25% das emissões do ciclo de vida de um BEV hoje, surgem da mineração e processamento de minerais, como lítio, níquel e cobalto, e da fabricação de outros componentes da bateria.
No final da fase de fabricação dos mesmos veículos de 2024 analisados, os elétricos foram associados a um pouco mais de 12 toneladas de CO2e (incluindo a fabricação de baterias) e os ICEs cerca de 8 toneladas de CO2e. No entanto, como os 100% elétricos têm zero emissões de escapamento quando operam, essa dívida é normalmente compensada dentro de até dois anos de condução.
Estimativas para 2030
Para veículos com projeção de venda para 2030, as maiores mudanças resultam da descarbonização da rede elétrica, da melhoria da eficiência da bateria e de melhorias nos processos durante a fabricação de veículos e baterias.
A estimativa é de que os BEVs alimentados por uma mistura de eletricidade média da rede elétrica devam reduzir as emissões do ciclo de vida em 75% em relação aos veículos convencionais a gasolina. Se alimentados por eletricidade 100% renovável, deverão reduzir as emissões do ciclo de vida em 85%.
À medida que as redes elétricas continuam migrando para fontes de energia mais limpas e renováveis, os benefícios em redução das emissões de gases poluentes dos veículos elétricos já em circulação serão ainda mais relevantes.
Embora o impacto ambiental dos VEs possa ser ainda mais reduzido com a reciclagem de seu conteúdo mineral e a implementação de novos compostos químicos para baterias e o prolongamento de sua vida útil, melhorias semelhantes não são esperadas com os combustíveis fósseis.
O estudo conclui que a escolha por um veículo 100% elétrico é uma opção de transporte significativamente mais ecológica do que os carros a gasolina, a curto, médio e longo prazo.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.