A fabricante chinesa assumiu a 6ª posição no ranking global. Foto: Divulgação/BYD
A greentech chinesa BYD ultrapassou a tradicional Ford em vendas globais de veículos pela primeira vez, consolidando sua ascensão entre as maiores montadoras do planeta. Em 2025, a empresa registrou 4,6 milhões de veículos comercializados, superando os cerca de 4,4 milhões vendidos no mesmo período pela rival americana, que teve uma queda de 2% nas vendas.
Com o resultado, a fabricante chinesa assumiu a 6ª posição no ranking global, deixando a Ford uma colocação abaixo. A informação divulgada pela Bloomberg, aponta o desempenho da marca como uma virada simbólica no setor automotivo, tradicionalmente dominado por grupos americanos, europeus e japoneses.
Elétricos impulsionam mudança no mercado
O avanço da BYD está diretamente ligado ao crescimento dos veículos elétricos e híbridos, segmento no qual a empresa construiu vantagem competitiva com modelos mais acessíveis e forte integração tecnológica.
Com o crescimento de eletrificados, em uma tentativa de transição, a Ford vem enfrentando mais dificuldades. Anteriormente, a companhia anunciou investimento de 19,5 bilhões de dólares (o equivalente a cerca de R$102,22 bilhões) para reformular sua estratégia no setor, após perder terreno principalmente na China e na Europa.
Nesse processo, a montadora retirou de linha em dezembro do ano passado a picape F-150 Lightning, símbolo dessa transição, após fracassar nas vendas.
Ranking Global
No setor dos eletrificados, o Grupo Geely também se destacou no ranking, apontando um crescimento de 26% em relação a 2024, crescendo duas posições. A marca superou duas montadoras tradicionais no top 10, a Honda (3,5 milhões de vendas) e a Nissan (3,2 milhões).
No topo do ranking global, a Toyota manteve a liderança pelo sexto ano consecutivo, com alta de 4,6% nas vendas globais e 11,3 milhões de veículos comercializados.
Confira as montadoras mais vendidas em 2025:
1 – Toyota: 11,3 milhões
2 – Volkswagen: 8,9 milhões
3 – Hyundai-Kia: 7,2 milhões
4 – General Motors: 6,1 milhões
5 – Stellantis: 5,4 milhões
6 – BYD: 4,6 milhões
7 – Ford: 4,4 milhões
8 – Geely: 4,1 milhões
9 – Honda: 3,5 milhões
10 – Nissan: 3,2 milhões
O resultado evidencia uma mudança estrutural no setor automotivo global, com fabricantes chinesas ampliando presença e pressionando concorrentes tradicionais em diferentes regiões do mundo.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.