Trabalhadores da fábrica de Camaçari celebram 10 mil veículos produzidos. Foto: Divulgação/BYD.
A BYD Auto Brasil comemora a marca de 10 mil veículos produzidos na fábrica de Camaçari (BA), um mês e meio após a inauguração oficial do complexo fabril, em 9 de outubro de 2025. A produção, em dois turnos, tem três modelos: o 100% elétrico Dolphin Mini, e os híbridos plug-in Song Pro e King.
De acordo com a greentech, o complexo industrial em Camaçari tem capacidade para produzir 150 mil veículos por ano em sua primeira fase, e 300 mil na etapa posterior. No entanto, a meta da empresa é alcançar a capacidade de produção de 600 mil veículos por ano.
“A produção de 10 mil veículos marca um momento histórico para a nossa empresa. Esse resultado é fruto do empenho de cada colaborador, do compromisso com a qualidade e da confiança que nossos clientes depositam na marca. Em tão pouco tempo, mostramos nossa capacidade de entrega, tecnologia e eficiência industrial”, disse o presidente da BYD Brasil, Tyler Li.
“Seguimos firmes na missão de impulsionar a mobilidade sustentável no país e contribuir para o desenvolvimento econômico da região”, completou.

Abastecimento nacional
Embora a fábrica de Camaçari tenha sido inaugurada oficialmente, a BYD continua com as obras no complexo fabril, o maior fora da China, para ampliar a capacidade de produção. Os veículos produzidos na planta já estão abastecendo as concessionárias de todas as regiões do país.
Desde o início das operações no Brasil, há pouco mais de três anos, a BYD já emplacou mais de 100 mil carros 100% elétricos no território nacional e é líder absoluta no ranking dos BEVs, superando em mais de sete vezes a segunda colocada.
O volume de vendas da greentech é quase o triplo da soma dos veículos comercializados no mesmo período por todos os concorrentes que ocupam da segunda à décima posição no ranking, segundo dados da Fenabrave.
“Cada carro elétrico da BYD nas ruas representa menos emissões, mais tecnologia e uma nova mentalidade de consumo consciente. Mas o impacto vai além: estamos transformando a relação do brasileiro com a mobilidade. A presença crescente dos elétricos mostra que o país está pronto para uma nova era, em que inovação, sustentabilidade e eficiência caminham juntas”, falou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head de marketing e comercial da BYD no Brasil.
“Este é apenas o começo de uma mudança estrutural no mercado automotivo brasileiro, e a BYD tem orgulho de liderar essa transição”, afirmou.


Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.