Produção de baterias de lítio estão com preços cada vez menores. Foto: Arquivo.
A BYD e a TAILG entraram em um acordo de cooperação para a fabricação de baterias, que serão utilizadas na fabricação de veículos elétricos de duas rodas, como motos elétricas, scooters elétricas e e-bikes. Informações técnicas ainda não foram divulgadas, mas a BYD sugere que serão baterias de fosfato de ferro-lítio.
A TAILG revelou a parceria durante uma apresentação de produto, mas não divulgou informações sobre a data de disponibilidade dos primeiros modelos com baterias da BYD: “A fusão das duas empresas não é apenas uma forte aliança das duas melhores empresas de novas energias na China, mas também um sinal de que trabalharemos juntos para promover a nova atualização da indústria de novas energias”, diz Lei Lei, gerente geral da divisão de baterias de consumo da BYD.
A TAILG ainda explicou: “Planejamos abordar os desafios na tecnologia de baterias de duas rodas e trabalharemos para personalizar as baterias BYD para corresponder à vida útil dos veículos que elas alimentam.”
Investimento era aguardado
Em fevereiro, a FinDreams, subsidiária de baterias da BYD, havia anunciado que investiria mais em pesquisa e desenvolvimento de baterias para veículos elétricos de duas rodas. Mesmo assim, a empresa também estava buscando parcerias nesse setor.
Agora, com a TAILG, uma das maiores fabricantes da China, a BYD fez uma grande aliança. Segundo a montadora especializada em veículos de duas rodas, as duas empresas trabalharão juntas para melhorar a segurança das baterias.
Essa preocupação é especialmente relevante na China, onde o tema se tornou uma prioridade para consumidores e autoridades, após a morte de 15 pessoas em um incêndio em Nanquim, causado por uma bateria de bicicleta elétrica defeituosa.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.