Concessionária da BYD em Belém-PA. Foto: Paulo Bergamini)
A BYD entregou, no primeiro dia de COP30, uma edição do Song Pro voltada especialmente para o evento. Segundo a fabricante chinesa, as 30 unidades produzidas para a conferência serão posteriormente utilizadas nas frotas de escolas e instituições públicas locais.
O modelo é um dos carros oficiais da conferência mundial da ONU sobre mudanças climáticas que acontece em Belém (PA), e a doação das unidades foi anunciada durante a inauguração da fábrica de Camaçari (BA), em outubro de 2025.
A entrega oficial do Song Pro versão COP30 ocorreu no dia 10 de novembro de 2025, o primeiro do evento. A data marcou também a inauguração de uma concessionária da BYD em Belém.
Presença da BYD na região
“A BYD acredita em um Brasil que se move com energia limpa, tecnologia e propósito. Em Belém, essa transformação já aparece nos números: foram mais de 830 veículos BYD emplacados em 2025, o que nos coloca na liderança dos eletrificados com 49,1% de participação. Na Região Norte, alcançamos 4.643 unidades, representando 55,1% do mercado eletrificado, o que reafirma que a mobilidade elétrica deixou de ser uma promessa e já é realidade para o brasileiro”, detalha o vice-presidente sênior e head comercial e marketing da BYD no Brasil, Alexandre Baldy.
Ainda de acordo com a montadora, a presença da marca em Belém, cidade-sede da COP30, reforça o papel da Amazônia na sustentabilidade mundial e reforça o compromisso da BYD em avançar rumo a um futuro de mobilidade de emissão zero, inclusiva e acessível. A montadora chinesa, inclusive, é uma das patrocinadoras oficiais da COP30.
Produção do Song Pro no Brasil
A fábrica da BYD em Camaçari (BA) já iniciou suas atividades, com o carregamento de 363 veículos em outubro, seu primeiro mês de operação. O maior complexo industrial da montadora na América Latina abrange a produção do BYD Dolphin Mini, BYD King e BYD Song Pro, os dois últimos com projeção de estarem nos carregamentos realizados já neste mês de novembro.
“A inauguração da nova loja em Belém, somada à participação como patrocinadora oficial da COP30 e a iniciativas como a doação de veículos para a cidade-sede, reforça nosso compromisso de impulsionar o desenvolvimento sustentável do país e contribuir para um futuro mais verde para todos. Não é apenas sobre vender carros, é sobre transformar a maneira como vivemos, nos movemos e cuidamos do planeta”, completa Baldy.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.