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Brasileiros estão mais satisfeitos com carros elétricos, diz pesquisa

85% dos motoristas declararam estar muito satisfeitos em 2025. Foto: Divulgação/ABVE

A satisfação dos motoristas brasileiros com veículos elétricos voltou a subir em 2025, mas a expansão da mobilidade elétrica no país ainda depende de avanços em infraestrutura e maior atuação do poder público, segundo a pesquisa Global EV Driver Survey 2025, que ouviu mais de 27 mil condutores em 30 países.

No mundo, 86% dos condutores de veículos elétricos afirmam estar muito satisfeitos com a posse de um modelo elétrico. No Brasil, o índice também cresceu: 85% dos motoristas declararam estar muito satisfeitos em 2025, cinco pontos percentuais acima de 2024. 

Para Christian Peter, presidente de Membros da GEVA (Global EV Alliance), a elevada satisfação é peça-chave para expandir a eletrificação. “Isso facilita convencer outros a seguirem o exemplo, reduzindo, em última análise, as emissões do transporte rodoviário e melhorando a qualidade do ar local”, diz.

 

Brasileiros pedem mais ação do governo

O estudo mostra que 83% dos condutores de veículos elétricos no mundo acreditam que medidas políticas são necessárias para impulsionar as vendas. No Brasil, a percepção é semelhante: 76% dos condutores concordam. 

Embora a adesão cresça, motoristas destacam que o avanço da mobilidade elétrica ainda depende de incentivos, melhorias regulatórias e maior apoio estatal para ampliar o acesso e acelerar a transição.

 

Falta de recarga é entrave central

A escassez de pontos de recarga segue como um dos principais desafios. No Brasil, 65% dos motoristas apontam a falta de carregadores nas estradas como obstáculo relevante. Embora a maioria recarregue seus veículos em casa, especialistas alertam que uma rede pública mais robusta é fundamental para ampliar a confiança de novos consumidores. 

Silvia Rojas, membro do conselho da GEVA, afirma que garantir boa cobertura de recarga rápida exige cooperação. “As soluções variam de país para país, mas uma forte cooperação entre fabricantes de equipamentos originais (OEMs) privados, consumidores e legisladores é um bom ponto de partida ”, afirma.

Globalmente, houve progresso. Comparado a 2024, a percepção de baixa cobertura caiu de 23% para 18% em 2025, mas ainda demanda evolução contínua.

 

Mitos e desinformação freiam a adoção

A pesquisa também aponta que 77% dos motoristas acreditam que mitos sobre carros elétricos são uma barreira importante — movimento que também aparece no Brasil. Apesar disso, 88% afirmam não ter preocupação com risco de incêndio, um dos mitos mais disseminados. Para Joel Levin, presidente da GEVA, dar voz aos usuários é essencial para combater a desinformação e reforçar a confiança pública na tecnologia.

 

Influência das marcas é menor no Brasil

A edição 2025 investigou ainda se motoristas evitam marcas por motivos políticos. No cenário global, 53% dizem que sim, mas no Brasil o índice cai para 16%, reflexo de um mercado ainda limitado em opções e guiado mais por preço e disponibilidade do que por considerações políticas. Entre os respondentes que evitam marcas, a Tesla foi citada por 42%, seguida pela China (12%) e pela BYD (1%).

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